Formação de professores para o ensino de primeiras letras na zona rural. Brasil, final do século XIX - Teacher education in elementary writing in the rural area of Brazil: late XIX century

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle Unisinos.

Resumo

Resumo

Gênese da formação de professores de primeiras letras, problematizando a predominância de um perfil para a zona urbana frente ao requerido para zonas rurais, identificando uma dimensão não pronunciada na política educacional de estímulo a escolas urbanistas e esquecimento das voltadas para a ruralização das populações. Inicia discutindo, estratégias de formação, de orientação empirista e pragmática, que conduziram à instauração de adjuntos que se profissionalizavam ajudando docentes com experiência em escolas de primeiras letras urbanas tornando-se portanto capazes para atuar nestas escolas, mesmo que assumissem posteriormente escolas de entrâncias mais afastadas. Analisa a composição curricular do curso de formação de professores de diferentes províncias destacando que, apenas em alguns casos, eram incluídos temas relacionados ao trabalho do homem do campo, os quais eram transformados em conhecimento escolar numa restrita função metodológica, mas com nítida prevalência de estudos propedêuticos, no quadro geral de um currículo de matérias científicas e de cunho acadêmico. Levanta a hipótese de que agricultura e agrimensura, figuravam como conhecimentos anexados, subordinados, a título de exemplos concretos, especialmente de disciplinas como Ciências Naturais, Mineralogia, Geometria Plana, Geologia, pelo incipiente processo de disciplinarização dos currículos e pelo empirismo que privilegiava práticas dos mundos letrado e urbano e não as do mundo rural. Conclui que a cultura urbana e erudita, homogeneizava e dominava como universal o currículo de escolas primárias no período. São utilizadas fontes documentais primárias e secundárias.

Palavras-chave: Políticas educacionais das zonas rurais; currículo específico e formação profissional para docentes de escolas rurais.

 

TEACHER EDUCATION IN ELEMENTARY WRITING IN THE RURAL AREA OF BRAZIL: LATE XIX CENTURY

Abstract

The genesis of teacher education of first letters, rendering problematic the predominance of a profile for the urban zone in face of the one required for rural zones, identifying a non-pronuntiated dimension in educational policies of stimulation of urbanist schools and the forgetting of those turned to the ruralization of the populations. It starts discussing strategies of formation, of empirist and pragmatic orientation, which lead to the instauration of adjuncts who were professionalized as teachers with experience in urban schools of first letters, who became able, therefore, to actuate in those schools, even if they later on would assume schools of more remote entrances. It analyzes the curricular composition of the course for teacher education of different provinces, stressing that, only in few cases, there were included issues related to the labor of the field workers, which were transformed into school knowledge’s in a restrict methodological function, but with clear prevalence of propedeutical studies, in the general frame of a curriculum of scientific matters and of academic shape. It rises the hypothesis that agriculture and geodesy were considered annexed, subordinated knowledge’s, as concrete examples, especially of subject matters such as Natural Sciences, Mineralogy, Geometry, by the incipient process of disciplinarizing of the curricula and by the empirism which privileged practices of the literate and urban worlds, not the one of the rural world. It concludes saying that the urban and erudite culture, homogenized and dominated, as universal, the curriculum of the primary schools in the period. We used primary and secondary documental sources.

Keywords: teacher education; elementary writing teaching; history of education.

 

FORMACIÓN DE PROFESORES PARA LA ENSEÑANZA DE PRIMERAS LETRAS EN LA ZONA RURAL. BRASIL, FINAL DEL SIGLO XIX

Resumen

Génesis de la formación de maestros de primeras letras problematizando la predominancia de un perfil para la zona urbana al contrario de lo requerido para zonas rurales, identificando una dimensión no-pronunciada en la política educativa de estímulo a escuelas urbanistas y olvido de las tornadas hacia la ruralización de las poblaciones. Inicia discutiendo estrategias de formación, de orientación empirista y pragmática, que llevaron a la instauración de adjuntos que se profesionalizaban, ayudando a docentes con experiencia en escuelas de primeras letras urbanas, haciéndose, por lo tanto, capaces de actuar en esas escuelas, aunque asumiesen posteriormente escuelas de entrancias más alejadas. Analiza la composición curricular del curso de formación de maestros de diversas provincias, destacando que, solamente en algunos casos, eran incluidos temas relacionados al trabajo del hombre del campo, que eran transformados en conocimiento escolar en una restricta función metodológica, pero con nítida prevalencia de estudios propedéuticos, en el cuadro general de un currículum de asignaturas científicas y de cuño académico. Levanta la hipótesis que agricultura y agrimensura figuraban como conocimientos anexados, subordinados, a título de ejemplos concretos, especialmente de asignaturas como Ciencias Naturales, Mineralogía, Geometría Plana, Geología, por el incipiente proceso de disciplinarización de los currícula y por el empirismo que privilegiaba prácticas de los mundos letrado y urbano, y no las del mundo rural. Concluye que la cultura urbana y erudita homogeneizaba y dominaba, como universal, al currículum de escuelas primarias en el período. Son utilizados fuentes documentales primarias y secundarias.

Palabras-clave: políticas educacionales de las zonas rurales; curriculo específico y formación profesional para docentes de escuelas rurales.

 

FORMATION DE PROFESSEURS POUR L'ENSEIGNEMENT DES PREMIÈRES LETTRES À LA CAMPAGNE. BRÉSIL, FIN DU XIXème SIÈCLE

Résumé

Ce travail a pour but d’analyser la génèse de la formation de professeurs de premières lettres, en mettant en cause la prédominance d’un profil professionnel pour la zone urbaine en face de celui requis pour les zones rurales, et en identifiant une dimension non-prononcée dans la politique éducationnelle de stimulation des écoles urbaines et d’oubli de celles situées à la campagne. D’abord on discute des stratégies de formation, d’orientation empirique et pragmatique qui ont conduit à la création du métier d’adjoint, professionnel qui aidait le professeur expérient dans des écoles urbaines de premières lettres et qui devenait donc capable d’y travailler, bien qu’il soit engagé plus tard dans des écoles éloignées des villes. Ensuite on analyse le cursus du cours de formation de professeurs de provinces différentes, en observant que l’inclusion de thèmes concernant le travail du paysan était quelque chose de rare. Quand ce thème faisait partie du cursus il s’agissait d’une connaissance strictement méthodologique, la prépondérance des études propédeutiques dans le contexte d’un cursus de disciplines scientifiques à caractère académique étant évidente. L’on formule l’hypothèse que l’agriculture et l’arpentage figuraient comme des connaissances attachées, subordonnées à des disciplines telles que Les Sciences Naturelles, la Minéralogie, la Géometrie Plane, la Géologie, par un procès nouveau de pluridisciplinarité et par l’empirisme, qui privilégiait les pratiques du monde lettré et urbain et méprisait celles du monde rural. Enfin l’on conclut que la culture urbaine et érudite dominait et rendait homogène le cursus des écoles primaires dans cette période. L’on utilise des sources documentaires primaires et secondaires.

Mots-clés: Les politiques d'éducation dans les zones rurales; programme spécifique et la formation des enseignants dans les écoles rurales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, Unisinos.

Flávia Obino Corrêa Werle - doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e pós-doutora pela Universidade do Minho (2003). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Downloads

Publicado

2012-05-30

Como Citar

Werle, F. O. C. (2012). Formação de professores para o ensino de primeiras letras na zona rural. Brasil, final do século XIX - Teacher education in elementary writing in the rural area of Brazil: late XIX century. Revista História Da Educação, 12(24), 121–153. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29247

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo