Lysimaco Ferreira da Costa e o ensino secundário brasileiro - Lysimaco Ferreira da Costa and secondary education in Brazil

Geysa Spitz Alcoforado de Abreu

Resumo


Resumo

Este artigo apresenta a circulação do intelectual paranaense Lysimaco Ferreira da Costa nas discussões sobre os rumos da educação brasileira, em particular, sobre o ensino secundário, nas décadas de1920 e 1930, destacando as conexões e deslocamentos tecidos numa rede de relações, ou seja, suas vinculações com intelectuais de outros estados, em particular com os intelectuais paulistas e cariocas. Esse estudo constatou que a relação entre Lysimaco Ferreira da Costa e pessoas pertencentes ao grupo católico deu-se mais por questões políticas, do que por vias religiosas. Pelo que se apreende do estudo de sua sociabilidade, pode-se dizer que conservou, em seu círculo de amizades, católicos, protestantes e pessoas de crenças diversas, desde que essas não se opusessem, diante de circunstâncias de tomada de decisão e partido, aos seus interesses políticos.

Palavras-chave: Lysimaco Ferreira da Costa; intelectuais da educação; ensino secundário.

 

LYSIMACO FERREIRA DA COSTA AND SECONDARYEDUCATION IN BRAZIL

Abstract

This article presents the insertion of Lysimaco Ferreira da Costa in the discussions concerning the direction of Brazilian education. He was an intellectual born in the state of Paraná. The period of the analysis ranges from 1920 and 1930 and its focus is the discussion of the secondary school. It emphasizes the ties and connections established in Lysimaco Ferreira da Costa’s network of relationships, his associations with intellectuals of other states, mainly from Rio de Janeiro and São Paulo. Through the data obtained in this study, it is possible to say that the affiliation between Lysimaco Ferreira da Costa and the Catholic group took place primarily due to political reasons rather than religious grounds. According to the study of his sociability, he maintained in his circle of friends both Catholics, Protestants and people of several beliefs, as long as they did not oppose to his political interests.

Keywords: Lysimaco Ferreira da Costa; intellectuals of education; secondary school.

 

LYSIMACO FERREIRA DA COSTA Y LA ENSEÑANZASECUNDARIA BRASILERA

Resumen

Este artículo presenta la circulación del intelectual paranaense Lysimaco Ferreira da Costa en las discusiones sobre los rumbos de la educación brasilera, en particular, sobre la enseñanza secundaria, en las décadas de 1920 y 1930, destacando las conexiones y movimentaciones tejidas en una red de relaciones, o sea, sus vínculos con intelectuales de otros estados, en particular con los intelectuales paulistas y cariocas. Este estudio constató que la relación entre Lysimaco Ferreira da Costa y personas pertenecientes al grupo católico se dió más por cuestiones políticas que por vias religiosas. Por lo que se aprende del estudio de su sociabilidad, se puede decir que conservó, en su círculo de amistades, católicos, protestantes y personas de creencias diversas, desde que esas no se opusiessem, delante de circunstancias de tomada de decisión y partido, a sus intereses políticos.

Palabras clave: Lysimaco Ferreira da Costa; intelectuales de la educación; enseñanza secundaria.

 

LYSIMACO FERREIRA DA COSTA ETL’ENSEIGNEMENT SECONDAIRE AU BRÉSIL

Résumé

Cet article présente le rôle de l’intellectuel paranaense LysimacoFerreira da Costa dans les discussions sur l’avenir de l’éducation brésilienne et, spécialement, sur l’enseignement secondaire aux années 1920 et 1930, en mettant en relief ses connexions et ses ouvements tissus sur un réseau de relations qu’il a établies avec des intellectuels d’autres régions brésiliennes, surtout avec des intellectuels de São Paulo et de Rio de Janeiro. Nous avons constaté que la relation entre Lysimaco Ferreira da Costa et des catholiquess’ est faite à partir des questions politiques plutôt que par la voie religieuse. En observant sa vie sociale, on peut dire qu’il a conservé, dans son cercle d’amitiés, des catholiques, des protestants et de gensde croyances diverses, pourvu que personne ne s’oppose, devant lesprises de décision, à ses intérêts politiques.

Mots-clé: Lysimaco Ferreira da Costa; intellectuels de l’éducation; enseignement secondaire.


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