A leitura escolar como construção ideológica: o caso na lenda do Negrinho do Pastoreio (1857-1906)

Elomar Antonio Callegaro Tambara

Resumo


Resumo

Neste trabalho investigamos o processo de metamorfose de uma das lendas mais conhecida e usada em sala de aula no Rio Grande do Sul: A lenda do Negrinho do Pastoreio até o momento em que ela se tornou um "saber escolar". Sob certo prisma, é possível identificar as mudanças, transformações, metamorfoses que as diversas concepções de mundo e, em conseqüência, os currículos e saberes escolares sofrem a partir das leituras escolares. Sem sombra de dúvida, há um processo em desenvolvimento no cotidiano da sala de aula concatenando escola/sociedade direcionado à construção da memória e da manutenção da ideologia dominante. No caso em análise a lenda foi cristianizada e lapidada para atender os interesses de consolidação de uma estratégia de reconquista do poder do catolicismo e, em particular, do ultramontanismo no Rio Grande do Sul. No momento em que isto ocorreu, com a versão desenvolvida por João Simões Lopes Neto, a lenda constituiu-se num efetivo saber escolar passando a fazer parte dos currículos escolares. Em suma, o que se pode observar é que as práticas de leitura consubstanciadas nos currículos e nos saberes escolares estão eivadas de concepções ideológicas que reconstroem continuamente as subjetividades e as práticas dos sujeitos a elas submetidas. A compreensão da direção destes parâmetros de indução, da introjeção de uma dada cosmovisão contribuiríam, com certeza, para uma prática profissional, na área da educação, muito mais conscientizada e conscientizadora.

Palavras-chave: saber escolar; lenda negrinho do pastoreio; inculcação ideológica.

 

Abstract

In this work we investigate the metamorphosis of one of the most known and used legends in classroom in Rio Grande do Sul Province: the "Negrinho do Pastoreio" legend until de moment it because a "school knowledge". From a Certain aspect, it is a possible to identify changes, transformations and metamorphosis that diverse word concerning and, consequently, School curriculums and knowledge’s, suffer from school readings. No doubt, there is a developing process in classroom everyday concatenating school/society directed to memory construction and dominant ideology maintenance. In short, one can observe that reading practices consubstantiated in school curriculums and knowledge are full of ideologic conceinings that continuously re-build subjectivities and practices of the subjects submitted to such reading practices. The comprehension of the direction of these inducement parameters of a given conception of world would certainly contribute to a professional practice, in education area, much more. In the case here analyzed, the legend was Christianized and lapidated to attend the consolidation interests of a reconquest strategy of the Catholicism power and, particularly, of Elomar Tambara the Ultramontanism. At the moment in which that occurred, with João Simões Lopes Neto version, the legend became a real school knowledge, as part of the schools curriculums.

Keywords: school knowledge, negrinho do pastoreio legend; ideologic inculcation.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes