A história da educação no Timor-Leste e os seus distintos processos de alfabetização

Autores

  • Nilce da Silva USP

Resumo

Resumo

Este artigo trata da história da educação do Timor-Leste com foco na temática da alfabetização propõe reflexão que pretende envolver o mundo da lusofonia. Timor-Leste, país de colonização portuguesa até os anos 70 do século passado, tornou-se de modo violento colônia da Indonésia, e assim permaneceu, durante as três últimas décadas do século XX, até que se tornou país independente. Neste processo, distintas foram as tentativas de alfabetização implantadas neste país. Neste contexto, faremos algumas considerações.

Palavras-chave: alfabetização; Timor-Leste; lusofonia.

 

Abstract

This article is about the history of education in Timor-East with focus in the thematic of the literacy. We do some reflection that intends to involve the world of the lusophonie. Timor-East, country of Portuguese settling until years 70 of the passed century, colony of Indonesia became in violent way, e thus remained, during the three last decades of century XX, until independent country became. In this process, it had been implanted many literacy process in this country. In this context, we will make some considerations.

Keywords: literacy; Timor-East; lusophonie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilce da Silva, USP

Nilce da Silva é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão: Estudos sobre Populações (I)migrantes no Brasil e no Mundo: o papel da instituição escolar. SITE: www.projetoacolhendo.ubbi.com.br.

Downloads

Publicado

2012-05-28

Como Citar

Silva, N. da. (2012). A história da educação no Timor-Leste e os seus distintos processos de alfabetização. Revista História Da Educação, 9(18), 145–158. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29131

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo