O lunar de Sepé e a derradeira migração: a educação jesuítica entre as coroas de Espanha e Portugal - O lunar de Sepé and the ultimate migration: the jesuitic education between the spanish and portuguese crowns

Autores

  • Dermeval Saviani Unicamp.

Resumo

Resumo

O objeto do trabalho é a grande migração determinada pelo Tratado de Madri, celebrado entre Espanha e Portugal em 1750. Seu objetivo é examinar o modelo educativo das reduções jesuíticas, cuja ação pedagógica gerou um "habitus" que opôs os povos das missões às coroas de Espanha e Portugal. O estudo se baseou em fontes literárias (poema "O Lunar de Sepé", recolhido por Simões Lopes em "Contos gauchescos e lendas do Sul" e poema épico "O Uraguay", de Basílio da Gama) e em fontes documentais (alvarás de expulsão dos jesuítas, Tratado de Madri e carta enviada ao Marquês de Bucareli pelos índios guaranis remanescentes das Missões). Entre as fontes secundárias utilizadas destaca-se o livro de Claude Lugon, "A República ‘comunista’ cristã dos guaranis".

Palavras-chave: pedagogia jesuítica; reduções guaranis; educação e migrações.

 

"O LUNAR DE SEPÉ" AND THE ULTIMATE MIGRATION: THE JESUITIC EDUCATION BETWEEN THE SPANISH AND PORTUGUESE CROWNS

Abstract

The object of this paper is the large migration determined by the Treaty of Madri, between Spain and Portugal, in 1750. Its aim is to examine the education model of the jesuitic reductions, whose pedagogical action created an "habitus" that opposed the people of the missions to the Spanish and Portuguese crowns. The study was based on literary sources (poem "O Lunar de Sepé", by Simões Lopes in "Contos gauchescos e lendas do Sul" and the epic poem "O Uraguay", by Basílio da Gama) and on documental sources (jesuitic expulsion charters, Treaty of Madri and letter sent to Marquis of Bucareli by the remaining guarani indians in the Missions). Among the secondary sources, the book "A República ‘comunista’ cristã dos guaranis" by Claude Lugon is highlighted.

Keywords: jesuitic pedagogy; guarani reductions; education and igrations.

 

EL LUNAR DE SEPÉ Y LA DEFINITIVA MIGRACIÓN: LA EDUCACIÓN JESUÍTICA ENTRE LAS CORONAS DE ESPAÑA Y PORTUGAL

Resumen

El objeto del trabajo es la gran migración determinada por el Tratado de Madrid, celebrado entre España y Portugal en 1750. Su objetivo es examinar el modlo educativo de las reducciones jesuíticas, cuya acción pedagógica generó un "habitus" que opone los pueblos de las misiones a las coronas de España y Portugal. El estudio fue baseado en fuentes literarias (poema "El Lunar de Sepé", recogido por Simões Lopes en "Cuentos gauchescos y leyendas del Sur" es poema épico "El Uraguay", de Basílio da Gama) y en fuentes documentales (alvarás de expulsión de los jesuítas, Tratado de Madrid y carta enviada al Marques de Bucareli por los índios guaranís remanecientes de las Misiones). Entre las fuentes secundarias utilizadas se destaca el libro de Claude Lugon, "La República ‘comunista’ cristiana de los guaranis".

Palabras-lave: pedagogía jesuítica; reducciones guaranis; ecación y migraciones.

 

LE LUNAR DE SEPÉ ET LA DERNIÈRE MIGRATION: L’ÉDUCATION JÉSUITE ENTRE LES COURONNES D’ESPAGNE ET DU PORTUGAL

Résumé

L’objet de ce travail est la grande migration déterminée par le Traité de Madrid, signé entre l’Espagne et le Portugal en 1750. Son but estd’examiner le modèle éducatif des réductions jésuites dont l’action pédagogique a créé un "habitus" qui a opposé les peuples des Missions aux couronnes d’Espagne et du Portugal. L’étude s’est appuyée sur des sources littéraires (le poème O Lunar de Sepé, recueilli parSimões Lopes Neto et publié dans son livre Contos Gauchescos e Lendas do Sul et le poème épique O Uraguay, de Basílio da Gama) etsur des sources documentaires (les chartes d’expulsion des Jésuites, le Traité de Madrid et la lettre envoyée au Marquis de Bucareli par les indiens guaranis provenant des Missions). Parmi les sources secondaires utilisées, l’on remarque le livre de Claude Lugon, "A República ‘comunista’ cristã dos guaranis" ("La République ‘comuniste’ chrétienne des guaranis").

Mots-clé: pédagogie jésuite; réductions guaranis; éducation et migrations.

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Biografia do Autor

Dermeval Saviani, Unicamp.

Dermeval Saviani é Professor Emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Coordenador Geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

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Publicado

2012-05-24

Como Citar

Saviani, D. (2012). O lunar de Sepé e a derradeira migração: a educação jesuítica entre as coroas de Espanha e Portugal - O lunar de Sepé and the ultimate migration: the jesuitic education between the spanish and portuguese crowns. Revista História Da Educação, 13(27), 115–138. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/29029

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo