Inventário e digitalização do patrimônio museológico da educação: um projecto de preservação e valorização do património educativo - The inventory and digitalization of the heritage museum of education: a project of preservation and valorization of the ed

Maria João Mogarro, Fernanda Gonçalves, Jorge Casimiro, Inês Cavadas de Oliveira

Resumo


Resumo

Neste texto apresenta-se o Projecto Inventariação e Digitalização do Património  Museológico da Educação, desenvolvido pelo Ministério da Educação português. As  escolas que integram o Projecto possuem importantes colecções de  património  museológico  e  pretende-se realizar a sua inventariação, preservação e divulgação. As instituições escolares foram acolhendo muitos objectos ao longo do tempo e tem- se em consideração o percurso destas instituições, onde os materiais foram   utilizados   e    reutilizados.   Estes   materiais   integram-se, historicamente, no campo de diversas disciplinas, desempenhando um papel fundamental na interconexão entre o conhecimento científico e a alquimia a que este  conhecimento foi sujeito para se transformar em matéria  de ensino. Estabelece-se assim a convergência com as actuais políticas de valorização da educação e do património cultural, com investigações e organização de museus dedicados à escola, ao seu património  e  memória   em  diversos  países.  É   um   movimento transnacional, cujas semelhanças evidenciam a globalização da forma escolar e dos seus materiais.

Palavras-chave: património   educativo;  inventário;   museologia; cultura escolar.

 

THE INVENTORY AND DIGITALIZATION OF THE HERITAGE MUSEUM  OF EDUCATION:  A PROJECT OF PRESERVATION AND VALORIZATION OF THE EDUCATIONAL HERITAGE

Abstract

In  this  paper  we present  the  Project  entitled  The  Inventory  and Digitisation of the Museum Heritage of  Education, developed by the Portuguese Ministry of Education. The schools that are part of the project have major collections of museum heritage and our aim is to carry out  its  inventory, to  preserve and  to  promote  them.  These schools received  many  objects throughout  time  and  we take  into account the life of these  institutions,  where these objects were used and reused. Historically, these objects are connected to several of the subjects taught; they play a key role in the interconnection between scientific knowledge and the  alchemy to which this knowledge was subjected  in   order  to  become  teaching  material.  We  establish, therefore,  the  convergence with  the  current  policies   that   value education  and cultural heritage, with  research  and organisation of museums dedicated to the school, to its heritage and legacy in several countries.  It   is  a   transnational   movement,  and  the  similarities between countries emphasise the globalisation of the school form and its materials.

Keywords: Educational heritage; inventory; museology;  school culture.

 

INVENTARIO Y DIGITALIZACIÓN DEL PATRIMONIO MUSEOLÓGICO DE LA EDUCACIÓN: UN PROYECTO DE PRESERVACIÓN Y VALORIZACIÓN DEL PATRIMONIO EDUCATIVO

Resumen

En  este texto presentamos el Proyecto Inventario y Digitalización  del Patrimonio  Museológico de la Educación, desarrollado por el Ministerio de la Educación portugués.  Las escuelas que integran el Proyecto poseen   importantes   colecciones de  patrimonio  museológico y   se pretende  realizar  su  inventario,  preservación y   divulgación.  Las instituciones escolares fueron acogiendo muchos objetos a lo largo del tiempo  y se lleva en  cuenta  su  recorrido, dónde se utilizaron  y reutilizaron los materiales. Estos materiales se integran, históricamente, al campo de diversas  disciplinas, teniendo un papel fundamental en la interconexión entre el conocimiento científico y la alquimia a que este conocimiento estuvo sujeto para transformarse en materia de enseñanza. Se establece, de ese modo, la convergencia con las actuales políticas de valorización de la educación y del patrimonio cultural, con investigaciones y organización de museos dedicadas a la escuela, a su patrimonio y memoria en diversos países. Se trata de un movimiento transnacional,  cuyas semejanzas evidencian la globalización de la forma escolar y de sus materiales.

Palabras-clave: Patrimonio educativo; inventario;   museología; cultura escolar.

 

INVENTAIRE ET DIGITALISATION  DU PATRIMOINE MUSÉOLOGIQUE DE L’ÉDUCATION: UN PROJET DE PRÉSERVATION ET DE VALORISATION DU PATRIMOINE ÉDUCATIF

Résumé

Dans ce texte nous présentons le Projet Inventaire et Digitalisation du Patrimoine Muséologique de l'Éducation, développé par le Ministère de l'Éducation portugais. Les  écoles qui intègrent  le Projet  possèdent d'importantes collections de patrimoine muséologique et l’objectif est réaliser leur inventaire, conservation et divulgation. Les  institutions scolaires ont  accueilli beaucoup d'objets au  long du temps et nous avons en considération le  parcours de ces institutions,  où ces objets ont eté utilisés et réutilisés. Ces matériels s'intègrent, historiquement, dans le champ de diverses disciplines, en jouant une position  fondamental  dans  l'interconnexion  entre  la  connaissance scientifique  et  l'alchimie  qui   transforme   cette   connaissance  en matière   d'enseignement.  S'établit   ainsi  la  convergence  avec   les actuelles politiques de valorisation de l'éducation et  du patrimoine culturel, avec les recherches et  l’organisation de musées dévoués à l'école, à son  patrimoine et sa mémoire, dans divers pays. C'est un mouvement    transnational,    dont    les   similitudes    prouvent   la globalisation de la forme scolaire et de leurs outils matériels.

Mots-clé: Patrimoine éducatif; inventaire; muséologie;   culture scolaire.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.
';



====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidad Complutense de Madrid / España - UCM

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes