A escola de Belas Artes de Pelotas: aspectos de sua gênese e constituição - The escola de Belas Artes de Pelotas: aspects of its genesis and constitution

Clarice Rego Magalhães, Giana Lange do Amaral

Resumo


Resumo

Este trabalho aborda a gênese e constituição de uma instituição de ensino de arte: a Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). O objetivo do estudo é esclarecer quais foram as condições que possibilitaram a criação da EBA em março de 1949. A constituição desta narrativa histórica tem por base fontes escritas, formadas pelos  arquivos  da própria instituição, pelo arquivo particular da família da fundadora da Escola, por periódicos locais e  por  trechos do diário da fundadora, além  de fontes  orais.  Pela análise das fontes,  concluímos que o nascimento da EBA se deu por uma conjunção de  fatores, os quais seriam a vocação cultural da cidade, oriunda da sua história peculiar, e  a  atuação  de   personalidades que,  naquele  momento,   fizeram acontecer o fato histórico.

Palavras-chave: Escola de Belas Artes; instituição de  ensino  de arte; história da educação; história das instituições escolares.

 

THE ESCOLA DE BELAS ARTES DE PELOTAS: ASPECTS  OF ITS GENESIS AND CONSTITUTION

Abstract

This work examines the genesis and constitution of an art teaching institution: the Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). The purpose of this study is to elucidate the  conditions which made possible the creation of EBA in March, 1949.  This historic account is based on written   sources,  namely  the   institution’s   archives,  the   school founder’s  family private archives, local journals  and  exerts from the founder’s diary, besides oral sources. The analysis of the sources led us to conclude that  the  birth  of EBA  occurred as the  result of a conjunction  of  factors  which are  the  town’s  cultural  inclination, derived from its peculiar history, and the actions of some individuals that, at that moment, made the historic fact happen.

Keywords: Fine Arts School; art teaching institution; history of education; teaching institutions history.

 

LA ESCUELA DE BELLAS ARTES DE PELOTAS: GÉNESIS Y CONSTITUCIÓN

Resumen

Este ensayo enfoca la concepción y formación de una escuela de arte em Pelotas: la Escola de Belas Artes (EBA). El objeto del estudio es aclarar cuales fueron las condiciones que permitieron la creación de la EBA em  Marzo de 1949.  Se trata  de um relato histórico apoyado em  fuentes  escritas, tales  como  los archivos de la  institución,  el archivo familial de la fundadora de la Escuela, periódicos de la época, extractos del diário de la fundadora, además de deposiciones verbales. A través del  análisis del material citado se puede concluir que el surgimiento de la EBA ocurrió gracias a uma conjunción de factores: la  vocación  cultural  de  la  ciudad,  debida a  peculiaridades de  su historia,  y la  actuación  de  personalidades notables que,  en  aquel momento, desencadenaron el hecho histórico.

Palabras clave: Escola de Belas Artes; institución para el ensino de las artes; historia de la educación; historia de las instituciones de ensino.

 

L’ECOLE DE BEAUX ARTS DE PELOTAS: ASPECTS DE SA GÉNÈSE ET CONSTITUTION

Résumé

Cet essai registre la conception et l’établissement d’um institut pour l’enseignement des arts à Pelotas nommé Escola de Belas Artes de Pelotas (EBA). L’objet de l’étude est de dévoiler les conditions qui ont  permis que  l’EBA ait  été crée em mars 1949.  Il s’agit d’um compte-rendu   historique  qui   s’appuye   sur   des   sources   écrites constituées  par  les  archives  de  l’Ecole,   l’archive  familiale  de  la fondatrice  de  l’Ecole, des  journaux  de  l’époque,  des  extraits  du journal particulier  de la fondatrice, et des dépositions verbales.  Par l’analyse  de ce matériel on  arrive  à  conclure que la  naissance de l’EBA résulta d’une  conjonction de  facteurs,  à savoir, la vocation culturelle de la ville, due  à  de particularités de son histoire, et  à l’action de personnalités remarquables qui ont,à um moment donné, déterminé le fait historique.

Mots-clé: Ecole de Beaux Arts;  institut pour l’enseignement des arts; histoire de l’education; histoire des institutions d’enseignement.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




====================================================================

REVISTA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / HISTORY EDUCATION JOURNAL

QUALIS/CAPES 2016: Educação - A1 / Ensino - A1 / História - A2 / Interdisciplinar - A2 / Direito - A2 / Linguística e Literatura - B1 / Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo - B1

ISSN online: 2236-3459

E-mail: rhe.asphe@gmail.com

Facebook RHE

Twitter RHE 

Google + (Plus) 

Academia RHE

Linkedin RHE


INDEXADORES / INDEXERS

Diadorim - Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras

Dialnet - Fundación Dialnet

Doaj - Directory of Open Access Journals

Educ@ Scielo FCC - Indexador online de periódicos na área da Educação

EZB - Elektronische Zeitschriftenbibliothek (Electronic Journals Library)

Google Acadêmico - Google Scholar

Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal

LatinRev - Red Latinoamericana de Revistas Académicas en Ciencias Sociales y Humanidades

OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciência y la Cultura - Biblioteca Digital

Periódicos Capes - Portal de Periódicos Capes / MEC

PKP - Public Knowledge Project

Qualis Periódicos - Plataforma Sucupira

Redalyc - Sistema de Información Científica Redalyc / Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal

Redib - Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico

Scielo - Scientific Electronic Library Online

Scopus - Abstract and citation database of peer-reviewed literature: scientific journals, books and conference proceedings

SJR - Scimago Journal & Country Ranking

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras

 

PATROCINADORES / SPONSORS

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação - Asphe

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Universidade de Caxias do Sul - UCS

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

 

AGÊNCIAS DE FOMENTO

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes