O jardim-escola: a criação de uma tipologia de espaço educacional adaptado à realidade portuguesa do princípio do século 20

Autores

  • João Manuel Rato Faria Aboim Instituto Superior Técnico de Lisboa

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito geral dos espaços pré-escolares e aborda a origem do jardim-escola em Portugal, uma tipologia criada por João de Deus Ramos no início do século 20. A primeira parte situa a educação pré-escolar em Portugal nos finais do século 19, fortemente influenciada pelas experiências européias, constituindo a inauguração do primeiro Jardim Escola em 1911 o início da primeira acção programada e consistente de educação pré-escolar no país. A sua origem radica na criação da Associação de Escolas Móveis, a qual iniciou uma série de iniciativas de alfabetização por todo o país tendo-as, mais tarde, complementado com um programa de escolas infantis, que constituem um caso exemplar de concretização de um projecto educativo. A segunda parte pretende demonstrar que o espaço arquitectónico idealizado por João de Deus Ramos e concretizado pelo arquitecto Raul Lino, revela uma originalidade relevante em relação aos exemplos europeus seus contemporâneos.

Palavras-chave: jardim escola, João de Deus Ramos, Raul Lino.

 

THE GARDEN SCHOOL: CREATION OF AN EDUCATIONAL SPACE TYPOLOGY ADAPTED TO THE PORTUGUESE REALITY AT THE BEGINNING OF THE 20th CENTURY

Abstract

This articleis within the general scope of pre-school spaces and addresses the origin of the garden-school, a typology created by João de Deus Ramos at the beginning of the 20 century. The first part locates the pre-school education in Portugal at the end of the nineteenth century strongly influenced by european experience and it’s the opening of the jardim-escola n. 1 in 1911 the first consistent and programmed set of action of pre-school education in Portugal. Its origin lies in the creation of an association for mobile schools (Associação de Escolas Móveis) which started a series of literacy initiatives across the country, having them later complemented with a program of elementary schools that constitute an outstanding example of the realization of an educational project. The second part aims to demonstrate tha the architectural space, conceived by João de Deus Ramos and designed by architect Raul Lino, reveals a relevant originality in relation to their European contemporaries examples.

Key-words: jardim-escola, João de Deus Ramos, Raul Lino.

 

 

LO JARDÍN-ESCUELA: CREACIÓN DE UNA TIPOLOGÍA DE ESPACIO EDUCATIVO ADAPTADO A LA REALIDAD PORTUGUESA DEL PRINCIPIO DEL SIGLO XX

Resumen

Este artículo se inscribe en el contexto general de los espacios pre-escolares y el origen del jardín-escuela, una tipología creada por João de Deus Ramos a principios del siglo 20. La primera parte se refiere, en el marco de fines del siglo 19, a la educación pre-escolar en Portugal, con un comienzo fuertemente influenciado por las experiencias europeas. La primera acción programada y consciente de educación pre-escolar en Portugal se inicia con la apertura del primero Jardim-Escola en 1911. Su origen está en la creación de la Associação de Escolas Móveis lo que dio inicio a una serie de iniciativas de alfabetización en todo el país, que más tarde se complementó con la introducción de un programa de escuelas infantiles que se constituye en un caso ejemplar de implementación de un proyecto educativo. La segunda parte tiene como objetivo demostrar que el espacio arquitectónico de lo Jardim-Escola, concebido por João de Deus Ramos y realizado por el arquitecto Raúl Lino, revela una notable originalidad en comparación a los ejemplos europeos de su momento.

Palabras-clave: jardim-escola, João de Deus Ramos y Raúl Lino.

 

LE JARDIN-ÉCOLE: CRÉATION D'UN ESPACE DE TYPE EDUCATIF ADAPTE AUX REALITE DE SIECLE PORTUGAIS 20

Résumé

Cet article relève de la portée générale des espaces enfants d'âge préscolaire et traite de l'origine du jardim-escola, une typologie créée par João de Deus Ramos au début du 20eme siècle. La première partie situe l'éducation préscolaire au Portugal à la fin du 19eme siècle fortement influencé par les expériences européennes, constituant l'inauguration du 1er jardim-escola en 1911 le début de la premiére action régulier et conforme de l'éducation préscolaire au Portugal. Son origine réside dans la création d'une Association d’Écoles Mobiles qui a commencé une série d'initiatives d'alphabétisation dans tout le pays, plus tard complétés par un programme des écoles pour enfants qui constitue un cas exemplaire de mise en œuvre d'un projet éducatif. La deuxième partie vise à démontrer que l'espace architectural, conçu par João de Deus Ramos et formalisé par l'architecte Raul Lino, révèle une originalité importante par rapport à des exemples européens contemporains.

Mots-clé: jardim-escola, João de Deus Ramos, Raul Lino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Manuel Rato Faria Aboim, Instituto Superior Técnico de Lisboa

 

Downloads

Publicado

2012-05-25

Como Citar

Aboim, J. M. R. F. (2012). O jardim-escola: a criação de uma tipologia de espaço educacional adaptado à realidade portuguesa do princípio do século 20. Revista História Da Educação, 16(37), 93–106. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/28225

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo