Escrevendo por sobre a terra: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915) - Writing upon the land: model farms in Minas Gerais (1906-1915)

Autores

  • Irlen Antônio Gonçalves Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Daniela Pereira Versieux, Brasil Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Formosa.

Resumo

As fazendas-modelo, instituições de ensino agrícola de caráter prático, foram implantadas pelo Brasil e,em Minas Gerais, na capital e em algumas cidades do interior. Elas foram instituídas como parte de uma política pública nacional nos anos iniciais do século 20.Em Minas Geraisforam criadas entre os anos de 1906 e 1915. Neste texto nos propomos compreender como as fazendas-modelo surgiram como instituições de ensino, sua materialidade e os sujeitos da aprendizagem e conhecimentos. Assim, será realizado um diálogo e uma problematização das fontes históricas de diversas origens, tais como a legislação, os anais do Congresso Legislativo, os relatórios anuais e expedientes da diretoria de Agricultura e os relatórios anuais da Secretaria da Agricultura.

Palavras-chave: fazendas-modelo, ensino agrícola, campos de demonstração.


WRITING UPON THE LAND: MODEL FARMS IN MINAS GERAIS (1906-1915) 

Abstract

Model farms, institutions for practical agricultural education, were spread all over Brazil and, in Minas Gerais, in the capital and other country towns. They were instituted as part as a national public policy in the first years of the 20th century. In Minas Gerais, were created between the years 1906 and1915. Inthis text we propose to understand how the model farms came to be education institutions, in the aspects of her materiality and the subject of learning and knowledge. Then, there will be a dialogue and a questioning of the historical sources of many roots, such as legislation, the proceedings of the Congress Legislature, annual reports and records of the Board of Agriculture and the annual reports of the Secretary of Agriculture.

Key-words: model farms, agricultural education, demonstration fields.


ESCREVENDO POR SOBRE A TERRA: LAS HACIENDAS MODELO EN MINAS GERAIS (1906-1915) 

Resumen
Las haciendas modelo, instituciones de enseñanza agrícola práctica, se han implantado en todo el Brasil y en Minas Gerais, en la capital, y en algunos pueblos. Fueron instituidas como parte de una política pública nacional en los primeros años del siglo 20. En Minas Gerais fueron creadas entre los años 1906 y 1915. En este trabajo nos proponemos entender cómo las haciendas modelo surgieron como instituciones educativas, en los aspectos de su materialidad y de los sujetos de aprendizaje y conocimiento. Por lo tanto, habrá un diálogo y un cuestionamiento de las fuentes históricas de diversos orígenes, tales como: la legislación, los procedimientos del Congreso Legislativo, los informes anuales y los registros dela Junta de Agricultura y los informes anuales dela Secretaría de Agricultura.

Palabras-clave: haciendas modelo, la enseñanza agrícola, campos de demostración.


ÉCRIVANT A PROPOS DE LA TERRE: LES FERMES MODELES DANS L’ÉTAT DE MINAS GERAIS (1906-1915) 

Résumé

Les fermes modèles, des établissements d'enseignement pratique de l’agriculture, ont été mises en place au Brésil et à Minas Gerais, dans la capitale et dans certaines villes rurales. Ces fermes ont éte instituées dans le cadre d’un programme national de politiques publiques au début du 20e siècle. À l’État de Minas Gerais elles ont éte créées entre les années 1906 et 1915. Dans ce texte nous nous proposons de comprendre comment les fermes modèles sont apparues, comme des établissements d'enseignement, en tenant compte de sa matérialité et en considérant les sujets de l’apprentissage et de la connaissance. Ainsi, un dialogue aura lieu et aussi une remise en cause des sources historiques d’origines diverses telles que : la législation, les annales du Congrès Législatif, les rappots annuels, les registres de la direction de l’Agriculture et les rapports annuels du Sécretariat de l’Agriculture

Mots-clé: fermes-modèles, l'enseignement agricole, des champs de démonstration.

 

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Biografia do Autor

Irlen Antônio Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestre em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnólogica de Minas Gerais - CEFET-MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, história dos intelectuais, história da educação profissional, ensino técnico primário, práticas escolares e formação docente.

Daniela Pereira Versieux, Brasil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Formosa.

DANIELA PEREIRA VERSIEUX é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Formosa.

Endereço: Rua 64 esquina com rua 11, s/n - 73813-816 - Formosa - GO - Brasil.

E-mail: danielaversieux@gmail.com.

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Publicado

2015-04-10

Como Citar

Gonçalves, I. A., & Versieux, Brasil, D. P. (2015). Escrevendo por sobre a terra: as fazendas-modelo em Minas Gerais (1906-1915) - Writing upon the land: model farms in Minas Gerais (1906-1915). Revista História Da Educação, 19(46), 201–222. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/25589

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo