Aprendizados agrícolas: a gênese do ensino profissional agrícola federal

Autores

  • Marco Arlindo Amorim Melo Nery Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão https://orcid.org/0000-0003-0675-4092

Resumo

A partir da promulgação do Decreto nº 8.319 de 1910, o Governo Federal começou a organizar o ensino profissional agrícola federal. Uma das instituições que deu forma a política educacional destinada a preparação de mão de obra para atender as demandas do meio rural foram os Aprendizados Agrícolas. Este artigo, de natureza qualitativa e de cunho documental e bibliográfico, buscou a partir de relatórios ministeriais, relatórios dos diretores das instituições educacionais, leis e decretos, apresentar um debate sobre a localização destes estabelecimentos, o perfil econômico da localidade onde se encontravam e quais suas atividades educativas e produtivas. Neste percurso, também expõe as críticas desferidas ao modelo e os motivos de sua secundarização, haja vista a grande oscilação e decréscimo no número de estabelecimentos entre os anos 1910 e 1934. A partir das análises realizadas foi possível perceber que todas as discussões, somadas aos acontecimentos que sucederam a revolução de 1930, abriram espaço para uma reformulação do ensino agrícola e, consequentemente, dos Aprendizados Agrícolas.

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Biografia do Autor

Marco Arlindo Amorim Melo Nery, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - Campus São Cristóvão

Possui graduação em Educação Física (2001) pela Universidade Federal de Sergipe, mestrado em Educação (2006) pela mesma instituição e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia. É professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe de Sergipe - Campus São Cristóvão. É professor titular do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFS. Participa como membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação do Estado de Sergipe" (NPSE/UFS; rede HISTEDBR) e como lider do Grupo de Estudos e Pesquisas Sociedade, Educação e Cotidiano-GEPSEC, debruçando-se sobre os seguintes temas: escola, educação física, esporte, ensino agrícola, educação profissional, políticas educacionais, história das instituições e práticas escolares.

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Publicado

2025-05-06

Como Citar

Nery, M. A. A. M. (2025). Aprendizados agrícolas: a gênese do ensino profissional agrícola federal. Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/138813

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo