Memórias de professoras que atuaram em uma escola rural no período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985)

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Resumo

Este artigo objetiva analisar memórias de professoras rurais que atuaram na Escola Frei Anselmo, localizada na comunidade de Linha Floresta, interior do município de Selbach, norte do Rio Grande do Sul, durante a Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Para isso, a fundamentação teórico-metodológica escolhida ampara-se na História Oral, com o uso de entrevistas. Tal percurso evidencia os debates sobre utilização das memórias como concepção investigativa no estudo da História da Educação, tendo como referência as fontes orais. O fato de não existir liberdade para discutir política na escola, além de os alunos serem “disciplinados” e não poderem questionar as metodologias aplicadas nas matérias da grade curricular, levou as docentes a enquadrarem-se no ambiente opressor da ditadura, trazendo sérias consequências para o alcance de uma educação democrática.

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Biografia do Autor

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Pós-doutor em Educação (UFSM) e Doutor em Educação (UNISINOS). Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU da UNISINOS.

Rosangela Fritsch, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PhD em Educação (U.Porto/Portugal) e Doutora em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e professora permanente do PPGEDU da UNISINOS.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Pasinato, D., & Fritsch, R. (2025). Memórias de professoras que atuaram em uma escola rural no período da Ditadura Civil-Militar brasileira (1964-1985). Revista História Da Educação, 29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/137540

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo