Anúncios de livros religiosos n’O Publicador (1864): educação moral e religiosa na Paraíba
Resumo
Essa escritura é resultante de estudos e pesquisas sobre a circulação de impressos no século XIX, na província da Paraíba, na perspectiva de compreender o espaço ocupado por eles e pelo livro na transmissão da cultura. Esses objetos carregam significações de um tempo e lugar, fomentando os sentidos que orientam uma sociedade. O objetivo é visibilizar os livros de caráter religioso que circularam na província da Paraíba, em 1864, nos anúncios do jornal O Publicador, de modo a educar moral e religiosamente os leitores. Para tanto, utilizou-se de fontes escritas, tomando artigos da Carta Constitucional de 1824 e a consulta a impressos. Os escritos de Roger Chartier, Michel Foucault e Robert Darnton contribuíram para a compreensão da força educativa dos livros religiosos na sociedade paraibana imperial. Esse objeto cultural fomentou estratégias para manutenção no poder dos grupos dominantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença CreativeCommons BY (creativecommons.org) para periódicos de acesso aberto - Open ArchivesIniciative (OAI), categoria greenroad.
Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution, que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.