João Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX

Autores

Resumo

Este artigo visa a compreender a história da escolarização no Brasil, na segunda metade do século XIX, especificamente nos aspectos do ensino da leitura e da escrita para crianças, a partir da análise de um impresso escolar escrito por João Vicente Martins, em 1854. Na Cartilha de leitura repentina, ou plágio do Método Castilho, Martins lançou-se no mercado editorial na tentativa de aproximar os ideários de dois importantes precursores do debate acerca dos métodos para o ensino da língua materna, engajados com a universalização da instrução elementar: o francês Joseph Jacotot (1770-1840) e o português António Feliciano Castilho (1800-1875). Embora anuncie a realização de um plágio do método Castilho, o trabalho empreendido por João Vicente Martins apresentou os seus ideários acerca da escolarização de crianças no contexto brasileiro das querelas entre os métodos de ensino de leitura e escrita no Oitocentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlota Boto, Universidade de São Paulo

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), onde leciona Filosofia da Educação. É Bolsista Produtividade PQ1D do CNPq. Formou-se na USP, em Pedagogia (1983) e em História (1988). É mestre em História e Filosofia da Educação pela FEUSP (1990), doutora em História Social pela FFLCH/USP (1997) e livre-docente em Filosofia da Educação pela FEUSP (2011).

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto na Faculdade de Educação (FACED), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Concluiu o estágio de pós-doutorado na linha de pesquisa em Educação e Linguagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Boto, C., Rocha, J. G., & Albuquerque, S. L. de. (2024). João Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX. Revista História Da Educação, 28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/133542

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo