Gramáticas didáticas do português em meados do século XX: análise de um documento inédito

Autores

  • Susana Fontes Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Sónia Coelho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Resumo

Na primeira metade do século XX, vieram a lume numerosas gramáticas didáticas que se destinavam ao ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Muitos destes autores visavam o reconhecimento oficial das suas obras através da aprovação em concurso para uso oficial no sistema de ensino português. É nesta sequência que surge o documento inédito Parecer acerca de 7 (sete) gramáticas da língua portuguesa da autoria de Berta Valente de Almeida, no qual a autora analisa sete gramáticas da língua portuguesa, dando o seu parecer acerca de questões que vão desde a estrutura da obra a aspetos gramaticais específicos. Assim, com esta investigação, objetiva-se dar a conhecer a visão de uma autora experiente e qualificada acerca destas obras, particularmente no que respeita a questões relativas aos programas em vigor e a opções metodológicas seguidas pelos autores. Esta investigação assenta numa metodologia histórica e hermenêutica, que se baseia num confronto de diferentes tipos de fontes: as obras gramaticais dos autores mencionados, o documento redigido pela autora e as orientações programáticas e curriculares para a aprendizagem da língua portuguesa da época. Como resultado, este artigo propicia uma maior compreensão dos manuais metalinguísticos de língua portuguesa que foram produzidos em meados do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Fontes, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Professora Auxiliar do Departamento de Letras, Artes e Comunicação, Portugal; Doutorada em Linguística portuguesa pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Sónia Coelho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorada em Ciências da Linguagem.

Professora Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Downloads

Publicado

2023-07-05

Como Citar

Fontes, S., & Coelho, S. (2023). Gramáticas didáticas do português em meados do século XX: análise de um documento inédito. Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128566

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo