Das Inspirações de A. S. Neill ao centenário de Summerhil: liberdade, autogoverno e felicidade

Autores

Resumo

Este artigo foi escrito por ocasião do centésimo natalício da fundação da escola britânica Summerhill. Fundada por A. S. Neill, em 1921, sob a tríade liberdade-autogoverno-felicidade, a escola tem mantido essa filosofia, pela crença de que somente crianças, livres, responsáveis pelas suas próprias atitudes e felizes podem transformar o mundo em um lugar melhor. Trata-se de uma revisão de literatura por meio da qual se pretende recuperar as fontes inspiradoras de Neill, encontradas em Ian Suttie, Homer Lane e Wilhelm Reich, articulando-as com sua própria percepção sobre educação. A intenção, ao descortinar as bases de Neill, é a de promover uma discussão necessária (e urgente) sobre uma outra escola, cujos princípios estejam voltados a um mundo menos opressor e mais livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosário Silveira Porto, Faculdade de Educação / FE-USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora aposentada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-02-07

Como Citar

Fortunato, I., & Porto, M. do R. S. (2023). Das Inspirações de A. S. Neill ao centenário de Summerhil: liberdade, autogoverno e felicidade. Revista História Da Educação, 27. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/125048

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo