Educação libertária no Brasil. História, atualizações no presente e as capturas em torno do conceito de autogestão: o homeschooling

Autores

  • Roberta Mendonça Porto Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos https://orcid.org/0000-0002-1370-4328

Palavras-chave:

Educação Libertária, Autogestão, Neoliberalismo, Homeschooling, Escola sem partido

Resumo

Mobilizado pelos questionamentos acerca dos interesses do Estado na implantação dos sistemas de ensino este artigo tem como objetivo percorrer por alguns fatos históricos da educação libertária e apresentar os tensionamentos em torno de sua organização no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Em seguida, analisamos os desdobramentos do pensamento libertário em certas práticas de educação contemporânea, dando destaque para as bases conceituais dessas experiências ancoradas no conceito de autogestão. Por fim, problematizamos os deslocamentos em torno do conceito de autogestão, conforme proposto pelo pensamento libertário, e examinamos as capturas em torno deste conceito exercidas pelo neoliberalismo e pelo conservadorismo religioso, expressas nas propostas do homeschooling e um prolongamento deste pensamento conservador que é o projeto de lei Escola Sem Partido e todo o movimento político e social que insiste na regulamentação dessa modalidade de ensino no Brasil.

Palavras-chave: educação libertária, autogestão, neoliberalismo, homeschooling, escola sem partido.

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Biografia do Autor

Roberta Mendonça Porto, Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos

Terapeuta Ocupacional. Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pós-doutoranda em Terapia Ocupacional - PPgto/ UFscar.

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Publicado

2022-08-30

Como Citar

Porto, R. M. (2022). Educação libertária no Brasil. História, atualizações no presente e as capturas em torno do conceito de autogestão: o homeschooling. Revista História Da Educação, 26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113824

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo