(Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação

Authors

Keywords:

História do corpo, educação, movimentos educacionais.

Abstract

Os autores convidam o leitor a ter uma visão ampla da história do corpo, aprofundando os conhecimentos acerca dos movimentos educacionais, a mulher e o corpo, crianças, higiene, emoções, esporte e ginástica, educação da pessoa com deficiência e dos delinquentes juvenis, como fenômenos sociais e históricos que marcaram o início e o fim da primeira parte do século XX. Finalizo essa resenha parabenizando os editores e os autores deste livro – não havia momento mais oportuno para a chegada dessa obra, principalmente em tempos de pandemia, que nos possibilita refletir que novas formas de controle do corpo estão sendo implementadas no contexto da educação atual. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carla Liege Rodrigues Pimenta (Hungria), Eötvös Loránd University

Carla Liege Rodrigues Pimenta é doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade de Educação e Psicologia da Eötvös Loránd Universidade, Hungria, com bolsa do Stipendium Hungaricum. Possui um Mestrado em Ciências da Educação (2016, Universidade do Porto) com enfoque na Qualidade do Ensino Superior em Portugal. Membro do Programa de Pedagogia Histórica, Teórica e Comparada. Atualmente, sua linha de pesquisa está relacionada a um estudo comparativo sobre Qualidade no Ensino Superior na Hungria e na Alemanha.

Published

2022-03-29

How to Cite

Rodrigues Pimenta (Hungria), C. L. (2022). (Re)pensar o corpo e a Educação: uma contribuição para a História da Educação. History of Education Journal, 26. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/112177

Issue

Section

Resenha / Digest / Reseña