Covid-19 e o fim da educação: 1870 – 1920 – 1970 – 2020

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Desescolarização, Escola nova, Modelo escolar, Reprodução

Resumo

Escrito com a liberdade do ensaio, este texto percorre, em visão panorâmica, a história da educação nos últimos 150 anos. Escolhemos quatro datas que funcionam como “pretexto” para a argumentação: 1870 – época de consolidação do modelo escolar; 1920 – publicação do livro-manifesto da Educação Nova, Transformemos a escola; 1970 - publicação de duas obras marcantes, A reprodução e Sociedade sem escolas; 2020 – Covid-19 e a maior “experimentação” na história da educação. O ensaio é atravessado por uma interrogação sobre o “fim” da educação ou, melhor dizendo, sobre o “fim” do modelo escolar.

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Biografia do Autor

António Nóvoa (Portugal), Universidade de Lisboa

President of the University of Lisbon (2006-2013), António Nóvoa is Full Professor at the Institute of Education of the University of Lisbon. Currently, he serves as the Ambassador of Portugal to UNESCO.

He earned a Ph.D. in History at Sorbonne University (Paris) and a Ph.D. in Educational Sciences at Geneva University (Switzerland). Several Brazilian and Portuguese universities have awarded him the title of Doctor Honoris Causa.

Throughout his academic career he has been Professor in several international universities (Geneva, Wisconsin-Madison, Oxford, and Columbia-New York), and Visiting Professor for short periods in 20 universities around the world. Between 2000 and 2003, he served as President of ISCHE (the International Standing Conference for the History of Education).

He published more than 200 texts (books and articles), in the areas of History of Education, Comparative Education, and Teacher Education

Yara Cristina Alvim (Brasil), Universidade Federal de Juiz de Fora

Yara Alvim é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG-Brasil), atuando na formação inicial e continuada de professores das áreas de História e Pedagogia.

Licenciada em História e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).

Atua na área de Metodologia do Ensino de História. Tem experiência na formação inicial e continuada, por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Formação Inicial de Professores) e do Programa de Residência Docente (UFJF).

Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (CNPq), a partir do qual tem desenvolvido suas ações de pesquisa em Ensino de História.

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Publicado

2021-02-22

Como Citar

Nóvoa (Portugal), A., & Alvim (Brasil), Y. C. (2021). Covid-19 e o fim da educação: 1870 – 1920 – 1970 – 2020. Revista História Da Educação, 25, e110616. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/110616

Edição

Seção

Sessão especial - Special issue