Desenvolver e modernizar:a criação do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG) e a formação de professores

Autores

Palavras-chave:

desenvolvimento, modernização, regime militar, ensino superior, história oral

Resumo

O artigo focaliza a criação e os momentos iniciais do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG), no contexto da expansão do ensino superior privado brasileiro, no final dos anos 1960. O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi construir uma história do curso de licenciatura em Matemática do MIT. A metodologia da História Oral foi usada para a realização de 16 entrevistas com antigos professores e estudantes da instituição. Foram também consultados pareceres do Conselho Federal de Educação, jornais, históricos escolares e outros documentos institucionais do MIT. Os cursos de licenciatura em Ciências Exatas, implantados para aproveitar professores e instalações dos cursos de Engenharia, bem como para gerar recursos financeiros, desempenharam papel coadjuvante no cenário modernizador e desenvolvimentista do Brasil sob o regime militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Catarina Cantoni Roque (Brasil), Instituto Federal de Minas Gerais

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialista em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012) e doutora em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2019) . Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, câmpus Governador Valadares. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: história da matemática, ensino fundamental, ensino médio, modelagem matemática e história da Educação Matemática.

Maria Laura Magalhães Gomes (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), doutorado em Educação na área temática Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Estágio de pós-doutorado em Educação Matemática na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Vicente Marafioti Garnica. Membro do Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática (Ghoem). Pofessora titular aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mantém vínculo com a mesma universidade por meio de contrato de trabalho voluntário com o Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). É membro permanente do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, também da UFMG. É editora associada do periódico Bolema-Boletim de Educação Matemática (IGCE-UNESP-Rio Claro) e membro do Conselho de Pareceristas dos periódicos Zetetiké (CEMPEM- FE-UNICAMP) e RELIME-Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa. Tem experiência docente nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em Formação de Professores, História da Matemática e da Educação Matemática. Como pesquisadora, seus trabalhos situam-se prioritariamente no campo da história da educação matemática.

Downloads

Publicado

2021-10-22

Como Citar

Roque (Brasil), A. C. C., & Gomes (Brasil), M. L. M. (2021). Desenvolver e modernizar:a criação do Minas Instituto de Tecnologia (MIT) em Governador Valadares (MG) e a formação de professores. Revista História Da Educação, 25, e107098. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/107098

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo