Para além das fronteiras de seus países de origem: o itinerário dos manuais de História da Educação publicados para subsidiar a formação de professores no Brasil

Autores

  • Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (Brasil) Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Manuais de História da Educação, Formação de Professores, Historiografia da Educação

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa historiográfica sobre os manuais de História da Educação (HE) que subsidiaram os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. A perspectiva metodológica visa analisar o itinerário dos manuais de HE, destacando principalmente a produção e circulação das obras em cenário internacional e nacional. Por meio da pesquisa, concluímos que os manuais contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da HE no Brasil.

                                    

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberlayne de Oliveira Borges Roballo (Brasil), Universidade Federal do Paraná

Professora Adjunta do Setor de Educação, Departamento de Planejamento e Administração Escolar - DEPLAE/SETOR DE EDUCAÇÃO/UFPR. Foi Secretária de Educação do Município de Curitiba (Gestão 2013-2016) e Coordenadora do Fórum Municipal de Educação (gestão 2013-2016). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (2012). Integrante dos seguintes grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa História Intelectual e Educação (GPHIE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa História, Educação e Modernidade (NEPHEM). Coordenadora do Projeto de Extensão Nenhum(a) a menos na Escola. Coordenadora do Projeto de Pesquisa História dos livros, dos livros escolares e manuais escolares produzidos para subsidiar os processos de formação de professores no Estado do Paraná: 1900-1980.

E-mail: roberlayneroballo@hotmail.com

 

Downloads

Publicado

2021-07-15

Como Citar

Roballo (Brasil), R. de O. B. (2021). Para além das fronteiras de seus países de origem: o itinerário dos manuais de História da Educação publicados para subsidiar a formação de professores no Brasil. Revista História Da Educação, 25, e106714. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/106714

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo