Gabriela Mistral: autoexílio, danças de roda, recados e experiências postas em circulação como forma de educação

Autores

Palavras-chave:

Gabriela Mistral, autoexílio, danças de roda, experiências, educação

Resumo

Neste trabalho tenta-se compreender o autoexílio de Gabriela Mistral como uma experiência fundamental na sua vida, o que lhe permitiu criar movimentos compreendidos metaforicamente na figura de danças de roda. As rodas apresentam uma possibilidade de releitura, em termos simbólicos e políticos, da figura e da obra de Mistral, pois permitem pôr em tensão algumas das leituras oficiais que se fizeram delas. Compreendem-se as rodas como espaço de resistência, onde Mistral uniu diferentes vozes (alheias e próprias) para criar seus cantos e dançar nessa união com outros(as), estabelecendo diferentes conexões, por meio de suas viagens, interações, escrita de si e das mensagens como Recados que entregava na roda, as quais transmitiam suas experiências e enviavam convites para sentir, refletir e circular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carola Gabriela Sepúlveda Vásquez (Chile), Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación

Professora Associada do Departamento de Formación Pedagógica da Universidad Metropolitana de Ciencias de la Educación (UMCE - Chile) e Professora do Claustro do Doctorado en Ciencias de la Educación, da mesma instituição. É coordenadora das áreas: Modelos y Enfoques Educativos y Prácticas Profesionales del Departamento de Formación Pedagógica (UMCE). Membro da Sociedad Chilena de Historia de la Educación - SChHE. Membro da Sociedad Chilena de Historiadores - ACcHi. Membro de corpo editorial de revistas acadêmicas: Cuadernos Chilenos de Historia de la Educación (Chile) e Boletín de Políticas y Gestión Educativa (Chile). Parecerista de revistas nacionais e internacionais: Revista Mexicana de Historia de la Educación (México), Universitas Humanistica (Colômbia) e Revista IRICE (Argentina). Doutora em Educação pela UNICAMP - Área de Concentração em Ciências Sociais na Educação - com bolsa da Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica - Gob. de Chile, Mestra em Estudos de Gênero e Cultura pela Universidad de Chile - Menção em Humanidades - e Bacharel e Licenciada em História e Geografia pela Universidad de Santiago de Chile. Realizou Estágio de Pesquisa, entre os anos 2015 e 2016, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob supervisão da professora Dislane Zerbinatti Moraes, com Beca Iberoamérica Santander, Chile. Realizou Estágio de Mestrado na Universidad Nacional Autônoma de México (UNAM) e no Colegio de San Luis (COLSAN-México), com Becas de estadías cortas de investigación destinadas a estudiantes tesistas de doctorado y magíster de la Universidad de Chile. Áreas de interesse: Ensino de História, História da Educação, História da Educação e Gênero, Mulheres na Educação, Trajetória Intelectual de Gabriela Mistral e História e Literatura.

Publicado

2021-02-22

Como Citar

Sepúlveda Vásquez (Chile), C. G. (2021). Gabriela Mistral: autoexílio, danças de roda, recados e experiências postas em circulação como forma de educação. Revista História Da Educação, 25, e101202. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/101202

Edição

Seção

Artigo / Article / Artículo