“História é aula de pergunta”: a problematização no Ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.22456/1983-201X.111442Palavras-chave:
Ensino de História, problematização, sujeitoResumo
Embora Michel Foucault seja amplamente acionado no campo da educação, as suas ferramentas conceituais são pouco exploradas no ensino de história. É essa constatação que motivou nosso propósito em trabalhar com o conceito de problematização nos seus desafios e potencialidades. Para isso, vamos trazer para discussão o investimento da disciplina de estágio de uma universidade pública federal, tomando como provocação para análise a escrita dos relatórios finais e as definições de problematização. Nosso argumento é que a problematização no ensino de história diz do processo de constituição dos sujeitos, tanto dos professores e professoras quanto dos alunos e alunas, que passa pelo questionamento das formas de pensar, ser e estar no mundo.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC versão final, 2017.
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, Rio de Janeiro, v. 5, n.11, 1991. p. 173-191.
CITRON, Suzanne. Ensinar História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1995.
FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral, v. 9, n. 1, p. 125-141, jan.-jun. 2006.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
______. Poder e saber. In: _________. Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p.223-240.
______. Polêmica, Política e Problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 225-233.
______. “Eu sou um pirotécnico”: sobre o método e a trajetória de Michel Foucault. In: POL-DROIT, Roger. Foucault Michel Entrevistas. São Paulo: Graal, 2006a.
_________. Conversa com Michel Foucault. In: _________. Repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 289-347.
JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2011.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.
MARSHALL, James D. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A. & BESLEY, Tina (orgs). Por que Foucault?: novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.25-39.
PEREIRA, Júnia Sales; MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História Ensinada. Revista Educação & Realidade, vol. 42, n. 1, Porto Alegre: UFRGS, 2017.
SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
VEIGA NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
ZAMBONI, Ernesta. O ensino de história e a construção da identidade. São Paulo: SEE/Cenp, 1993.