“História é aula de pergunta”: a problematização no Ensino de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1983-201X.111442

Palavras-chave:

Ensino de História, problematização, sujeito

Resumo

Embora Michel Foucault seja amplamente acionado no campo da educação, as suas ferramentas conceituais são pouco exploradas no ensino de história. É essa constatação que motivou nosso propósito em trabalhar com o conceito de problematização nos seus desafios e potencialidades. Para isso, vamos trazer para discussão o investimento da disciplina de estágio de uma universidade pública federal, tomando como provocação para análise a escrita dos relatórios finais e as definições de problematização. Nosso argumento é que a problematização no ensino de história diz do processo de constituição dos sujeitos, tanto dos professores e professoras quanto dos alunos e alunas, que passa pelo questionamento das formas de pensar, ser e estar no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Ferrari, PPGE/UFJF

Doutor em Educação, professor no PPGE/UFJF.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC versão final, 2017.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, Rio de Janeiro, v. 5, n.11, 1991. p. 173-191.

CITRON, Suzanne. Ensinar História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, 1990.

DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1995.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FONSECA, Selva Guimarães. História local e fontes orais: uma reflexão sobre saberes e práticas de ensino de História. História Oral, v. 9, n. 1, p. 125-141, jan.-jun. 2006.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

______. Poder e saber. In: _________. Estratégia, Poder-Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. p.223-240.

______. Polêmica, Política e Problematizações. In: FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 225-233.

______. “Eu sou um pirotécnico”: sobre o método e a trajetória de Michel Foucault. In: POL-DROIT, Roger. Foucault Michel Entrevistas. São Paulo: Graal, 2006a.

_________. Conversa com Michel Foucault. In: _________. Repensar a política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010. p. 289-347.

JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

MARSHALL, James D. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, Michael A. & BESLEY, Tina (orgs). Por que Foucault?: novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.25-39.

PEREIRA, Júnia Sales; MIRANDA, Sonia Regina. Laicização e Intolerância Religiosa: desafios para a História Ensinada. Revista Educação & Realidade, vol. 42, n. 1, Porto Alegre: UFRGS, 2017.

SILVA. Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VEIGA NETO, Alfredo. Foucault & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

ZAMBONI, Ernesta. O ensino de história e a construção da identidade. São Paulo: SEE/Cenp, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Ferrari, A. (2022). “História é aula de pergunta”: a problematização no Ensino de História. Anos 90, 29, 1–16. https://doi.org/10.22456/1983-201X.111442

Edição

Seção

Artigos