Considerações sobre o desempenho de estruturas de concreto pré-moldado em situação de incêndio

Autores

  • Cassiano da Silva Zago Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Armando Lopes Moreno Junior Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
  • Marcelo Cuadrado Marin

Palavras-chave:

Incêndio, fogo, concreto pré-moldado, concreto pré-fabricado.

Resumo

A crescente utilização do concreto pré-moldado para solução estrutural em diversas obras, como edificações industriais e comerciais, tornou-se uma alternativa vantajosa e acessível, principalmente no quesito tempo de construção. Porém, quando em situação de incêndio, determinadas características que esse sistema construtivo usualmente oferece como vantagens podem tornar-se uma desvantagem. Contando com espaços amplos, com grandes vãos livres, materiais combustíveis armazenados e ventilação apropriada, torna-se um cenário ideal para a propagação de um incêndio e consequente perda da capacidade de suporte da estrutura. Neste trabalho são apresentadas as implicações de um projeto que utiliza o concreto pré-moldado em situação de incêndio, além de levantar pontos para discussões sobre possibilidades que amenizem os riscos, tendo como base referências bibliográficas nacionais e internacionais, de uso corrente no meio técnico e acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano da Silva Zago, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Engenheiro Estrutural da Leonardi Construção Industrializada Ltda e aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Armando Lopes Moreno Junior, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Professor Livre Docente da Faculdade de Engenharia Civil – FEC - UNICAMP

Marcelo Cuadrado Marin

Gerente de Engenharia da Leonardi Construção Industrializada Ltda

Downloads

Publicado

06.03.2015

Como Citar

ZAGO, C. da S.; MORENO JUNIOR, A. L.; MARIN, M. C. Considerações sobre o desempenho de estruturas de concreto pré-moldado em situação de incêndio. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 49–61, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/44934. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos