Metodologia de seleção tecnológica na produção de edificações com o emprego do conceito de custos ao longo da vida útil
Palavras-chave:
Vida útil, Edificações, Seleção tecnológicaResumo
A seleção de alternativas tecnológicas para a concepção e desenvolvimento de empreendimentos de edificações tem se colocado como um processo decisório de complexidade crescente para agentes promotores, projetistas e contratantes de obras. Inserindo a tecnologia numa lógica de competição e caracterizando o processo de seleção tecnológico como um elemento do sistema de gestão da qualidade na etapa de desenvolvimento do produto-edifício, foram identificadas neste trabalho as variáveis envolvidas no processo decisório. O objetivo central foi de desenvolver um modelo de apoio à decisão com abordagens até então não incorporadas à produção de edificações, porém desejáveis face às necessidades de todos os agentes intervenientes. Foram identificadas as necessidades dos usuários e dos agentes de produção por meio de métodos de caracterização das estratégias competitivas, dos segmentos de mercado e das necessidades de comportamento dos produtos ao longo da vida útil, com foco na construção habitacional. Com a modelagem de um sistema de informações compartilhado entre os agentes envolvidos, desenvolveu-se instrumentos para o estabelecimento e critérios de desempenho ao longo da vida útil, incluindo o desempenho econômico, ou seja, o comportamento quanto aos custos de operação e manutenção das edificações.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.