Revisão sistemática da literatura em arquitetura
desafios e adaptações, aplicação às plantas de moradia
Palavras-chave:
Revisão Sistemática da Literatura, Ciências Humanas, Plantas, Projetos habitacionaisResumo
A revisão sistemática da literatura (RSL) é amplamente explorada na área da saúde; entretanto, no campo das ciências sociais, ainda é um método pouco utilizado e requer adaptações. Este artigo tem como objetivo identificar as principais dificuldades e adaptações da RSL na arquitetura. Será utilizada, como base empírica para a discussão, a investigação sobre os procedimentos adotados pelas incorporadoras para a definição das plantas de moradia. A metodologia é descrita e discutida. Esta RSL foi dividida em quatro etapas: a formulação da pergunta de pesquisa, a triagem, a extração dos dados e a conclusão. Para obter maior abrangência nos estudos de natureza qualitativa, foram adicionadas duas técnicas: a técnica da bola de neve e a técnica da abordagem. O artigo também discute os desafios ao aplicar a RSL na arquitetura. O primeiro é a dificuldade de definir termos de busca, devido à variação terminológica nas pesquisas qualitativas. O segundo diz respeito às limitações das bases de dados brasileiras. O terceiro refere-se à avaliação da qualidade dos estudos, considerando a heterogeneidade das abordagens. O quarto desafio está relacionado aos critérios de inclusão e exclusão, dado que muitos estudos apresentam intersecções temáticas. O quinto é a dificuldade em tabular os resultados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621