Resíduos de serragem de madeira da Amazônia
uma alternativa sustentável para produção de painéis
Palavras-chave:
Amazônia, Compósito, Poliuretana, Resíduos, MadeiraResumo
Este trabalho produziu painéis derivados de resíduos de serragem de madeira amazônica e resina poliuretana à base de óleo de mamona como ligante. Foram produzidos três tipos de painéis, com as seguintes proporções de resina: 25%, 30% e 35%. Foram realizados testes físicos e químicos para avaliar o potencial de aproveitamento desse resíduo, assim como foram aferidas as propriedades físicas e mecânicas dos painéis. O teste de Tukey foi realizado com 5% de probabilidade para verificar a significância entre as médias para os diferentes tipos de painéis. Os resultados indicam que os painéis produzidos possuem alta densidade (~800 kg/m3) e um módulo de ruptura (~11 N/mm2) que atendem aos requisitos físicos e ao módulo de ruptura (não estrutural) exigidos pela norma brasileira de painéis de partículas, demonstrando seu potencial na utilização em móveis ou acabamentos não estruturais. No entanto, os painéis não atenderam ao requisito de módulo de elasticidade (~900 N/mm2), indicando a necessidade de propor formas de melhorar esta propriedade em tais painéis em pesquisas futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621