Compósitos cimentícios estruturais produzidos com agregado reciclado miúdo de resíduos de concreto/cerâmica
ESTADO DEL ARTE E INVESTIGACIÓN EXPERIMENTAL
Palavras-chave:
Resíduo de construção e demolição, Argamassas, Agregado miúdo recicladoResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar propriedades selecionadas de compósitos cimentícios estruturais com agregado miúdo reciclado em substituição à areia natural. As argamassas foram produzidas com agregados reciclados mistos (provenientes de resíduos de concreto/cerâmica) em teores de até 40%, sem pré-molhagem ou compensação de água. Os resultados da investigação experimental foram contrastados com a literatura atualizada em termos de consistência no estado fresco, resistência mecânica, porosidade, absorção de água e retração. Os resultados mostraram que apesar da redução de 20% na trabalhabilidade, a resistência à compressão não é afetada pela incorporação do agregado miúdo reciclado, atingindo valores acima de 50 MPa aos 28 dias. O teor ótimo em torno de 40% de agregado miúdo reciclado pode manter a porosidade, absorção de água e resistência à flexão no mesmo nível da amostra de referência. As retrações de secagem e autógenas são reduzidas em até 15% pela presença de agregado miúdo reciclado, que atua como agente de cura interna para argamassas com CP V-ARI e mesma relação água/cimento. Assim, são indicadas novas possibilidades para indústrias de concreto pré-fabricados e artefatos cimentícios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621