Compósitos cimentícios estruturais produzidos com agregado reciclado miúdo de resíduos de concreto/cerâmica

ESTADO DEL ARTE E INVESTIGACIÓN EXPERIMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Resíduo de construção e demolição, Argamassas, Agregado miúdo reciclado

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar propriedades selecionadas de compósitos cimentícios estruturais com agregado miúdo reciclado em substituição à areia natural. As argamassas foram produzidas com agregados reciclados mistos (provenientes de resíduos de concreto/cerâmica) em teores de até 40%, sem pré-molhagem ou compensação de água. Os resultados da investigação experimental foram contrastados com a literatura atualizada em termos de consistência no estado fresco, resistência mecânica, porosidade, absorção de água e retração. Os resultados mostraram que apesar da redução de 20% na trabalhabilidade, a resistência à compressão não é afetada pela incorporação do agregado miúdo reciclado, atingindo valores acima de 50 MPa aos 28 dias. O teor ótimo em torno de 40% de agregado miúdo reciclado pode manter a porosidade, absorção de água e resistência à flexão no mesmo nível da amostra de referência. As retrações de secagem e autógenas são reduzidas em até 15% pela presença de agregado miúdo reciclado, que atua como agente de cura interna para argamassas com CP V-ARI e mesma relação água/cimento. Assim, são indicadas novas possibilidades para indústrias de concreto pré-fabricados e artefatos cimentícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando do Couto Rosa Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e Universidade Federal de São Carlos (2019). Doutor (PhD) pela Glasgow Caledonian University (Escócia - Reino Unido) (2018), com período sanduiche na Università Politecnica Delle Marche (Itália) (2017). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2010), com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra (Portugal) (2009). Atuou como Engenheiro Civil e Chefe da Divisão de Projetos da Secretaria Municipal de Obras Públicas da Prefeitura Municipal de São Carlos. Membro ativo da RILEM (The International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures). Membro do GESEC (Grupo de Estudos em Sustentabilidade e Ecoeficiência em Construção Civil e Urbana). Pesquisador na área de novos materiais para construção civil, com foco na durabilidade e sustentabilidade de matrizes cimentícias (argamassas e concretos). Desenvolve estudos sobre cura interna com polímeros superabsorventes, propriedades físicas, mecânicas, térmicas, caracterização microestrutural e de durabilidade de concretos e argamassas. Autor de artigos científicos em periódicos indexados, capítulos de livro e trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais.

Publicado

13.03.2025

Como Citar

CASTRO, Thiago Ewerton Cobra; MELO, Laura Viana; SILVA, Paulo Henrique Vaz; ALMEIDA, Fernando do Couto Rosa. Compósitos cimentícios estruturais produzidos com agregado reciclado miúdo de resíduos de concreto/cerâmica: ESTADO DEL ARTE E INVESTIGACIÓN EXPERIMENTAL. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/139427. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENARC 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.