Configuração espacial e qualidade física de parques urbanos lineares

o caso do Parque Parahyba I, João Pessoa - PB

Autores/as

Palabras clave:

Qualidade física; Configuração espacial; Parque linear urbano.

Resumen

Há estudos que discutem o papel das áreas verdes urbanas, suas associações com o bem-estar e efeitos na saúde da população, outros têm maior ênfase nos aspectos ecológicos. Porém, ainda há poucas pesquisas com aprofundamento na qualidade física e espacial dos parques urbanos, sobretudo da tipologia linear. Assim, este trabalho aprimorou uma ferramenta de análise para avaliar especificamente as qualidades físicas e a configuração espacial do parque linear urbano. O método de avaliação foi construído a partir da ferramenta CPAT (Community Park Audit Tool) adaptada, de propriedades configuracionais do parque linear e medidas da Teoria da sintaxe espacial. Foram consideradas quatro dimensões de análise para investigar a qualidade física do Parque Parahyba I, em João Pessoa-PB. Os resultados sugerem que as dimensões de acesso e vizinhança (1), áreas de atividades (2) e recursos e segurança (3) têm maior necessidade de intervenções, pois obtiveram os valores mais baixos, e a dimensão de configuração espacial (4), que obteve a média mais alta, não tem necessidade de intervenção imediata. As conclusões contribuem para fomentar debates sobre o planejamento do parque linear urbano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Larissa Ellen Oliveira de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - PPGAU/UFPB e integrante do Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado - LAURBE/ UFPB. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFPB. Especialista em Arquitetura Paisagística Sustentável pelo Centro Universitário de João Pessoa- Unipê. Graduada em Design de Interiores pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. 

José Augusto Ribeiro da Silveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (CT,1982), aperfeiçoamento em planejamento urbano pela Escola Nacional de Habitação e Poupança (ENHAP, 1984), especialização em Gerenciamento da Construção Civil pela USP/UFPB (USP,CT,1993), mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco-CAC-UFPE (MDU,1997) e doutorado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco-CAC-UFPE (MDU,2004).

Ana Gomes Negrão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGAU/UFRN (2018). Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental - PPGEUA/UFPB (2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). Realizou estágio de pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFPB (2019/2020). É professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU/UFPB; coordenadora do Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado - LAURBE/UFPB; e pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo - PPGAU/UFPB. 

Eduardo Rodrigues Viana de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1984), Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1990), Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Rio Claro) (2000) e fez Pós-Doutorado na Universidade de Sevilla - Espanha. Professor titular da Universidade Federal da Paraíba, Vice-coordenador do Núcleo de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (NPDS-UFPB) e Coordenador do Doutorado do PRODEMA/UFPB. 

Angelina Dias Leão Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Professora Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (desde 2008), e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo UFPB (desde 2011). Realizou estágio pós-doutoral no PPGAU-UFRN, com bolsa PNPD/CAPES; e missão como pesquisadora convidada da Université Grenoble Alpes/ G-scop na França (2019). Implantou e coordena o Laboratório de Acessibilidade - LACESSE/UFPB e o grupo de pesquisa 'AcessUs: Projeto, Tecnologia e Percepção do Ambiente Construído', certificado UFPB/CNPq. Doutorado em Engenharia Civil - UNICAMP (2007); Mestrado em Arquitetura e Urbanismo - UFRN (2003); Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UFRN (2001). 

Edson Leite Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Joao Pessoa, PB, BR

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Guarulhos (1978), Mestrado em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) e Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1994). Professor Associado III no Departamento de Arquitetura do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, onde atuou junto ao Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e Ambiental (PPGEUA) e em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU).  Aposentou-se da UFPB em 2010, atualmente trabalha como técnico concursado Analista de Infra-estrutura (Desenvolvimento Urbano) do Ministério do Planejamento , trabalhando junto ao Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades (atual Ministério do Desenvolvimento Regional . Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIEURO - Brasília).

Publicado

26.02.2025

Cómo citar

LIMA, L. E. O. de; SILVEIRA, J. A. R. da; NEGRÃO, A. G.; LIMA, E. R. V. de; COSTA, A. D. L.; RIBEIRO, E. L. Configuração espacial e qualidade física de parques urbanos lineares: o caso do Parque Parahyba I, João Pessoa - PB. Ambiente Construído, [S. l.], v. 25, 2025. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/135695. Acesso em: 11 may. 2025.

Artículos más leídos del mismo autor/a