Estudo da interação entre vermiculita expandida e lignosulfonato nas propriedades termomecânicas de argamassas de revestimento
Palabras clave:
Edificações eficientes, argamassas leves, vermiculita expandida, Aditivo plastificante, termoisolanteResumen
A busca por materiais que garantam a eficiência energética em edifícios cresce continuamente. O uso de agregados porosos possui potencial no aumento do isolamento térmico, contudo também reduzem a resistência mecânica das argamassas. Para contornar essa dificuldade, aditivos plastificantes são empregados para reduzir a água de amassamento das misturas, resultando em maiores resistências mecânicas. Este estudo avaliou a interação da adição combinada da vermiculita expandida com plastificante à base de lignosulfonato em argamassas de revestimento. Foram preparadas argamassas com traço 1:3 em volume, com substituição de 0%, 25% e 50% de areia por vermiculita expandida e adição de 0 e 2% do aditivo plastificante. As argamassas foram caracterizadas no estado fresco e endurecido. A adição de 2% de plastificante na argamassa contendo 50% de vermiculita, além de aumentar a resistência à compressão e à tração na flexão, apresentou um aumento no isolamento térmico, confirmando que o uso combinado vermiculita-lignosulfonato exerce uma influência positiva no desempenho térmico das argamassas analisadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Ambiente Construído

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor
Los autores de los artículos publicados por Ambiente Construido mantienen los derechos de autor de sus trabajos, licenciándolos bajo la licencia Creative Commons Attribution BY 4.0, la cual permite que los artículos sean reutilizados y distribuidos sin restricciones, siempre que la obra original sea debidamente citada.


