Estudo da interação entre vermiculita expandida e lignosulfonato nas propriedades termomecânicas de argamassas de revestimento
Palavras-chave:
Edificações eficientes, argamassas leves, vermiculita expandida, Aditivo plastificante, termoisolanteResumo
A busca por materiais que garantam a eficiência energética em edifícios cresce continuamente. O uso de agregados porosos possui potencial no aumento do isolamento térmico, contudo também reduzem a resistência mecânica das argamassas. Para contornar essa dificuldade, aditivos plastificantes são empregados para reduzir a água de amassamento das misturas, resultando em maiores resistências mecânicas. Este estudo avaliou a interação da adição combinada da vermiculita expandida com plastificante à base de lignosulfonato em argamassas de revestimento. Foram preparadas argamassas com traço 1:3 em volume, com substituição de 0%, 25% e 50% de areia por vermiculita expandida e adição de 0 e 2% do aditivo plastificante. As argamassas foram caracterizadas no estado fresco e endurecido. A adição de 2% de plastificante na argamassa contendo 50% de vermiculita, além de aumentar a resistência à compressão e à tração na flexão, apresentou um aumento no isolamento térmico, confirmando que o uso combinado vermiculita-lignosulfonato exerce uma influência positiva no desempenho térmico das argamassas analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621