Efeito da autocicatrização no fechamento de fissuras decorrentes do ataque por sulfato em cimento Portland, supersulfatado e álcali ativado

Autores

  • Priscila Ongaratto Trentin UFPR
  • Caroline Angulski da Luz
  • Ronaldo Alves de Medeiros-Junior

Palavras-chave:

Sulfate attack; Portland cement; Supersulfated cement; Slkali-activated cement; Self-healing; Crystalline admixture.

Resumo

A autocicatrização consiste no fechamento de fissuras e recuperação da estanqueidade dos materiais à base de cimento e pode ocorrer por hidratação dos materiais da mistura (autógena) ou por materiais adicionados à mistura para esse fim (autônoma). Este estudo consiste na utilização de autocicatrização autógena estimulada como forma de atenuar o ataque por sulfatos (sódio e magnésio), com a avaliação da influência de adição cristalizante neste processo. Para isso, foram realizados ciclos de ataque sulfatado e autocicatrização (ciclos de molhagem e secagem), com o objetivo de avaliar o comportamento de argamassas com três tipos de cimento: Portland, supersulfatado e álcali ativado. Os resultados mostraram que a autocicatrização não foi suficiente para fechar trincas devido ao ataque por sulfatos. Esse comportamento foi associado à hipótese de que o alto teor de cálcio da adição cristalizante reagiu com os sulfatos e formou produtos expansivos, aumentando a taxa de ataque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

11.01.2024

Como Citar

ONGARATTO TRENTIN, Priscila; LUZ, Caroline Angulski da; MEDEIROS-JUNIOR, Ronaldo Alves de. Efeito da autocicatrização no fechamento de fissuras decorrentes do ataque por sulfato em cimento Portland, supersulfatado e álcali ativado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/133138. Acesso em: 28 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)