Análise experimental de vibrações induzidas pelo caminhar em sistemas compostos de pisos e avaliação do desempenho considerando o conforto humano
Palavras-chave:
análise experimental de vibrações, ensaio de impacto, ensaio de caminhada, vibrações induzidas, conforto humanoResumo
A NBR8800 foi atualizada no ano de 2008. Os critérios de aceitação de desempenho de sistemas de piso e passarelas considerando conforto humano às vibrações foram simplificados e apenas valores mínimos de frequência fundamental são considerados para avaliação de desempenho. O objetivo deste artigo é avaliar uma metodologia de análise experimental de vibrações induzidas pelo caminhar em sistemas compostos de pisos e passarelas, para verificar as condições de conforto humano. A metodologia foi estabelecida de acordo com recomendações de normas e guias. Para verificar sua aplicabilidade, ela foi aplicada a quatro estudos de caso. O processamento do espectro forneceu os valores de frequência natural, amortecimento e aceleração. Todos os sistemas de pisos apresentaram valores de frequência fundamental superiores aos mínimos recomendados pela NBR 8800. No entanto, a aceleração de pico obtida para alguns casos apresentou valores superiores ao valores máximos recomendados por critérios internacionais. Portanto, os critérios de aceitação simplificados propostos pela NBR 8800 foram insuficientes para a avaliação de desempenho de alguns sistemas de piso e passarelas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.