Análise experimental de vibrações induzidas pelo caminhar em sistemas compostos de pisos e avaliação do desempenho considerando o conforto humano

Autores

Palavras-chave:

análise experimental de vibrações, ensaio de impacto, ensaio de caminhada, vibrações induzidas, conforto humano

Resumo

A NBR8800 foi atualizada no ano de 2008. Os critérios de aceitação de desempenho de sistemas de piso e passarelas considerando conforto humano às vibrações foram simplificados e apenas valores mínimos de frequência fundamental são considerados para avaliação de desempenho. O objetivo deste artigo é avaliar uma metodologia de análise experimental de vibrações induzidas pelo caminhar em sistemas compostos de pisos e passarelas, para verificar as condições de conforto humano. A metodologia foi estabelecida de acordo com recomendações de normas e guias. Para verificar sua aplicabilidade, ela foi aplicada a quatro estudos de caso. O processamento do espectro forneceu os valores de frequência natural, amortecimento e aceleração. Todos os sistemas de pisos apresentaram valores de frequência fundamental superiores aos mínimos recomendados pela NBR 8800. No entanto, a aceleração de pico obtida para alguns casos apresentou valores superiores ao valores máximos recomendados por critérios internacionais. Portanto, os critérios de aceitação simplificados propostos pela NBR 8800 foram insuficientes para a avaliação de desempenho de alguns sistemas de piso e passarelas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

15.11.2022

Como Citar

SILVA JÚNIOR, L. A.; PINTO, J. F. A. . Análise experimental de vibrações induzidas pelo caminhar em sistemas compostos de pisos e avaliação do desempenho considerando o conforto humano. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 131–144, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/124056. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos