Ventilação natural e desempenho térmico sob diferentes configurações de aberturas em uma sala de aula

Autores

Palavras-chave:

simulação computacional, Desempenho térmico, Ventilação natural, Janelas

Resumo

Em áreas tropicais quentes, para evitar o estresse térmico, é comum a prática de que os edifícios escolares dependam do uso de sistemas de climatização mecânicos. A utilização de estratégias passivas de projeto, nessas regiões, em busca do conforto térmico com um baixo gasto energético, é de suma importância. Nesse sentido, as aberturas da edificação desempenham um importante papel, pois interferem na quantidade da radiação solar recebida e no padrão de distribuição do fluxo do ar interno. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o desempenho térmico em uma sala de aula sob diferentes configurações de modelos de janelas e portas em Vitória, ES, e Belém, PA. A metodologia utilizou simulações de desempenho térmico e de dinâmica dos fluidos computacional para análise da intensidade de desconforto térmico e do consumo energético. Os resultados mostram que a adição do peitoril ventilado aumenta a velocidade do ar na entrada da abertura e melhora significativamente o desempenho térmico na sala de aula. O uso de brise-soleil reduz em até 50% e 13% o consumo energético no ambiente, em Belém e Vitória, respectivamente. O estudo contribui para a seleção de aberturas mais eficientes, adaptadas às condições climáticas de cada região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Coelho Pagel, Universidade Vila Velha (UVV)

Arquiteta e Urbanista. Mestre e Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Cidade (PPGAC) da Universidade Vila Velha (UVV).

Gilda Laysa de Oliveira Gouveia, Instituto Norte de Minas Gerais

Engenheira Civil. Mestre em Arquitetura e Cidade pela Universidade Vila Velha (UVV). Professora do Departamento de Engenharia Civil do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Ramon Silva Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Engenheiro Mecânico. Doutor em Engenharia Mecânica pela Université de Lille Faculté des Sciences et Technologies, France. Professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Marcos Vinícius Gualberto da Cruz, Universidade Vila Velha (UVV)

Graduando em Engenharia Mecânica.

Downloads

Publicado

24.05.2022

Como Citar

COELHO PAGEL, E.; DE OLIVEIRA GOUVEIA, G. L.; SILVA MARTINS, R.; GUALBERTO DA CRUZ, M. V. Ventilação natural e desempenho térmico sob diferentes configurações de aberturas em uma sala de aula. Ambiente Construído, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 133–157, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/119975. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos