Deslocamentos excessivos em coberturas de madeira como condicionantes de patologias

Authors

  • Arthur Filipe Freire Gomes Universidade Federal de São Carlos
  • Edson Fernando Castanheira Rodrigues
  • Larissa Soriani Zanini Ribeiro Soares Silva
  • Francisco Antonio Rocco Lahr
  • André Luis Christoforo

Keywords:

Elementos finitos. Compressão paralela às fibras, Rigidez, Treliça, Análise não linear.

Abstract

A NBR 7190 (ABNT, 1997) assume o valor médio do módulo de elasticidade à compressão na direção paralela às fibras (Ec0,m) como o representativo de todas as barras de estruturas. Devido à variabilidade da madeira, tal metodologia pode resultar em valores de deslocamento superiores ao limite definido pela norma, o que pode gerar patologias na estrutura. Buscando avaliar a influência da adoção do Ec0,m no cálculo das flechas, foram realizados ensaios experimentais para obter as propriedades mecânicas da madeira branquilho. Com o auxílio de simulações numéricas e de valores experimentais, foram analisadas três tipologias (fink, bowstring e banzos paralelos) e dois vãos (10 m e 20 m). Adotando o Ec0,m, foram determinadas as cargas máximas para o deslocamento de L/200. Posteriormente, utilizando o mesmo carregamento, foram atribuídos valores aleatórios de rigidez para cada elemento da treliça, medindo o deslocamento máximo de cada modelo. Em modelos para os quais o módulo de elasticidade foi atribuído aleatoriamente, foram observadas flechas superiores em aproximadamente 28% e 32% para vãos de 10 m e de 20 m respectivamente. Isso pode justificar algumas patologias que podem ser evitadas com a pré-classificação não destrutiva e a colocação racional das peças em regiões mais solicitadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Arthur Filipe Freire Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Mestrando em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de São Carlos. Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Viçosa - campus Rio Paranaíba (2011-2017), com graduação sanduíche na University of Miami, Miami (EUA) pelo Programa Ciências sem Fronteiras (2013-2014), em busca de uma oportunidade para mostrar potencial e aprender novas habilidades. Bastante determinado, gosta de estudar e aprender novas coisas, sempre buscando fazer o melhor em todas as atividades. Foi monitor de Resistência dos Materiais II e professor das disciplinas: Concreto Armado II, Estática, Introdução ao BIM, Resistência dos Materiais II e Teoria das Estruturas I na Universidade Federal de Viçosa – campus Rio Paranaíba. Apresenta experiência profissional nas áreas de elaboração de projetos estruturais de concreto armado e projetos arquitetônicos no Revit. 

Published

2021-05-24

How to Cite

GOMES, A. F. F.; RODRIGUES, E. F. C.; SILVA, L. S. Z. R. S.; LAHR, F. A. R.; CHRISTOFORO, A. L. Deslocamentos excessivos em coberturas de madeira como condicionantes de patologias. Ambiente Construído, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 147–158, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/100279. Acesso em: 27 apr. 2025.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

<< <