Instalação e "Site Specific Works": arte como oposição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.73713

Palavras-chave:

Instalação. Site Specific Works. Barbara Kruger.

Resumo

Este artigo pretende investigar a obra da artista contemporânea norte-americana Barbara Kruger, contextualizando o surgimento e desenvolvimento das artes da instalação e dos chamados Site Specific Works, ferramentas frequentemente utilizadas pela artista. Serão igualmente investigadas algumas de suas matrizes artísticas, bem como o diálogo profícuo estabelecido com uma certa tradição, para a produção do que considero ser uma arte combativa e compósita, que amalgama e refuncionaliza  elementos da publicidade, das artes visuais e da fotografia.

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Biografia do Autor

Marcos Fabris, Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos.

Doutor pela FFLCH-USP e realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), na Universidade Paris Ouest Nanterre (Paris) e no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento na FFLCH USP, onde investiga as relações entre fotografia, pintura e outras áreas do saber.

Referências

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DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

KRUGER, B. Love for Sale – The Words and Pictures of Barbara Kruger. Nova York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1990.

_________ . Money Talks. Nova York: Skarstedt Fine Art, 2005.

WOOD, P. et alii. Modernismo em disputa – a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Fabris, M. (2017). Instalação e "Site Specific Works": arte como oposição. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 21(35). https://doi.org/10.22456/2179-8001.73713

Edição

Seção

DOSSIÊ: Transbordamentos entre fotografia e arte