Desertificação da terra roxa
DOI :
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141874Mots-clés :
Terra Roxa, Pintura, Fotografia, DesertificaçãoRésumé
A mudança da estrutura do solo de terra roxa, na região de Ribeirão Preto, tem sido gradualmente provocada, ao longo do último século, pela extensa ação da agricultura, especialmente a monocultura da cana-de-açúcar. O ensaio visual traz obras de duas artistas do interior paulista, com sobreposições e paralelos das fotografias de Bruna Caroline Pereira e pinturas, instalações de Lu Martins, em que o vermelho da terra em processo de desertificação é contraposto com a pintura em colapso.
Téléchargements
Références
BISHOP, Claire. Installation Art: A Critical History. Routledge, 2005.
CRARY, Jonathan.Terra arrasada: Além da era digital, rumo a um mundo pós-capitalista. São Paulo: Ubu, 2023.
JUNIOR, Ferraz; MARCHIORI, Brenda. Falta de cobertura vegetal nativa agrava formação de tempestades de poeira. Jornal da USP. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=468528. Acesso em: 12 ago 2024.
KRENAK, Ailton Krenak. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Catégories
Licence
(c) Tous droits réservés Luciana Martins Tavares de Lima, Bruna Caroline Pereira 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.