As últimas imagens: rememoração familiar, trauma e fotografia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.106663

Palabras clave:

Fotografia de família, Trauma, Memória

Resumen

Através de um procedimento de partilha mnemônica com membros de uma família que sofreu um episódio de violência em 2007, o artigo explicita os índices comparativos possíveis entre o processo da rememoração traumática coletiva e o estudo fotográfico. Entre depoimentos e análises de imagens caseiras, ganha relevo o uso de ferramentas visuais para decodificar processos evocados pelas “últimas imagens”, tanto as perturbadoras quanto as de potencial para ressignificar.

Abstract

Through a mnemonic process engaging members of a family who went through an episode of violence in 2007, this article evinces comparative signs between the collective act of traumatic remembrance and the photographic study. Among the testimonies and analyses of homemade pictures, some visual tools stand out: those that might decode processes evoked by the “last images”, either to disturb or to reframe the stories.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Prado Cardoso, Universidade Católica Portuguesa

Doutorando em Estudos de Cultura na Universidade Católica Portuguesa, pesquisa representações cibernéticas de assassinatos no Brasil dos anos 2010, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Graduado em Audiovisual pela ECA-USP (2011). Mestre em Realização Cinematográfica (2017), com bolsa da Comissão Europeia em Portugal (Universidade Lusófona), Reino Unido (Edinburgh Napier University) e Estônia (Tallinn University).

Citas

BAER, U. Spectral evidence: the photography of trauma. Cambridge: The MIT Press, 2002. 210 p.

BARTHES, R. Camera lucida: reflections on photography. New York: Hill and Wang, 1981. 119 p.

BAZIN, A.; GRAY, H. The onthology of the photographic image. Film Quarterly, v. 13, n. 4, p. 4-9, 1960. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1210183.

CADAVA, E. Words of light: theses on the photography of history. Princeton: Princeton University Press, 1997.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010. 260 p.

FLUSSER, V. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008. 150 p.

GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2013. 114 p.

KRACAUER, S.; LEVIN, T. Y. Photography. Critical Inquiry, v. 19, p. 421-436, 1993.

MACHADO, A. A ilusão especular: introdução à fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1984. 162 p.

SONTAG, S. On photography. New York: RosettaBooks, 2005. E-book. 165 p.

VAQUEIRO, V. Morte e fotografía. Grial, v. 36, n. 139, p. 475-488, 1998. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/29751531.

Archivos adicionales

Publicado

2021-03-11

Cómo citar

Cardoso, E. P. (2021). As últimas imagens: rememoração familiar, trauma e fotografia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 26(45). https://doi.org/10.22456/2179-8001.106663

Número

Sección

DOSSIÊ: Arte e Trauma