Passagens para o rumor do mundo, da marquise ao museu
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.99577Keywords:
Artes Visuais. Arte ContemporâneaAbstract
Dedicado à análise de “A marquise, o MAM e nós no meio”, exposição realizada em 2018 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o presente texto resulta da interação com seu projeto curatorial, em três instâncias: frequentação da mostra e de seu programa público; entrevistas com seus agentes curatoriais; e mobilização de referências bibliográficas afins às problemáticas enfrentadas pelo projeto. Em atenção às camadas históricas e às fronteiras sociais presentes na marquise do parque Ibirapuera – e no museu que esta acolhe –, o texto procura evidenciar as estratégias expositivas adotadas no sentido da evocação e da transposição das mesmas.
Abstract
Dedicated to the analysis of ‘A marquise, o MAM e nós no meio’ [The Marquise, MAM and Us in the Middle], an exhibition held in 2018 at São Paulo Museum of Modern Art, this text results from the interaction with its curatorial project in three levels: attendance of the show and its public program; interviews with its curatorial agents; and mobiliza-tion of bibliographic references related to the problems faced by the project. Given the historical layers and social boundaries present in the Marquise of Ibirapuera Park – and in the museum that it hosts – the text seeks to highlight the expository strategies adop-ted in the sense of evoking and transposing these layers and boundaries, respectively.
Downloads
References
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
HONORATO, Cayo. “Aprender con los públicos”. In Revista Errata, v. 16, 2016.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. A marquise, o MAM e nós no meio. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. Educação e acessibilidade: experiências do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2018.
MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO. P33: Formas únicas de continuidade no espaço: Panorama da Arte Brasileira 2013. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2013.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco: a ideologia do espaço da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
WARNER, Michael. Públicos y contrapúblicos. Barcelona: Museu d’Art Contemporani de Barcelona; Servei de Publicacions de la Universitat Autònoma de Barcelona, 2008.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.