A ecologia decolonial na fotografia de Denise Adams
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.141692Palavras-chave:
História da Fotografia, Ecologia decolonial, Ruína, Antropoceno, Denise AdamsResumo
O objetivo deste estudo é compreender três livros fotográficos da artista Denise Adams, visando situá-los como possibilidade de novas geografias na história da fotografia, de uma ecologia decolonial através da poética de negação da ausência em contraposição ao Antropoceno. Ao indagar sobre a fotografia e a ação política no mundo, o modus vivendi da série de imagens aponta para narrativas baseadas no tom crítico ao fato de termos todos que viver à beira da extinção.
Downloads
Referências
ADAMS, Ansel.. A cópia. São Paulo: Ed. Senac, 2000.
ADAMS, Ansel.. O negativo. São Paulo: Ed. Senac, 2001.
ADAMS, Ansel.. A câmera. São Paulo: Ed. Senac, 2006
ADAMS, Ansel; STILLMAN, A.G.; WOODWARD, R.B. Ansel Adams in the National Parks: photographs from America’s wild places. New York:
Little Brown and Company, 2010.
ADAMS, Denise. O colapso como perspectiva. Rio de Janeiro: Edição da artista, 2018.
ADAMS, Denise. As três naturezas da poeira. Rio de Janeiro: Edição da artista, 2018.
ADAMS, Denise. A revolução revelação é silêncio. Rio de Janeiro: Edição da artista, 2018.
BATAILLE, Georges. verbete Poeira. Paris: Revista Documents, N.109,1929.
BATAILLE, Georges. Visions of excess: Selected writings 1927-1939. Vol. 14. ManchesterUniversityPress:1985.
BELTING, Hans. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz Editores, 2010.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
BENJAMIN, Walter. Origem do drama trágico alemão. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BORGES, Jorge Luis. O livro de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
CAGE, John; Knowles, Alison.. Notations. New York: Something Else Press, 1969.
CAGE, John. De segunda a um ano. Tradução Rogério Duprat; revista por Augusto de Campos. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.
CHEVRIER, Jean-François. La fotografia entre las bellas artes y los medios de comunicación. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2007.
CRARY, Johnathan. Técnicas do Observador. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2012.
FABRIS, Annateresa. Fotografia e arredores. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2009.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no períoda das vanguardas históricas. vol.1. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. Tradução Letícia Mei; prefácio Angela Davis; posfácio Guilherme Moura Fagundes. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
FOUCAULT, M. O pensamento do exterior. In: Ditos & Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.
HUBERMAN, Georges Didi. Quando as Imagens Tomam Posição: O Olho da História. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo.São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo / Rio de Janeiro: Ubu Editora / Ateliê de Humanidades Editorial. (Coleção Exit), 2020.
WULF, Andrea. A invenção da natureza: a vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt. São Paulo: Planeta do Brasil, 2019.
LE GOFF, Jacques. História & Memória. Campinas: Editora UNICAMP, 1993.
NEWHALL, Beaulmont. Historia de la fotografía. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
NIETZSCHE, Friedrich W. A gaia ciência. Tradução e posfácio: Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PERNIOLA, Mario. Do Sentir. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição – notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: Edições N-1, 2018.
TSING, Anna L. O cogumelo no fim do mundo – sobre a possibilidade de vida nas ruínas do capitalismo. São Paulo: N-1 Edições, 2022.
TRACHTENBERG, Alan (org.) Ensaios sobre fotografia – de Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 Virgínia Gil Araujo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.