Peste rosa, arte rosa: aids e crítica de arte desde a Argentina

Auteurs-es

  • Ricardo Henrique Ayres Alves Universidade Federal de Pelotas - UFPel

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136206

Mots-clés :

Crítica de Arte, Aids, Peste Rosa, Arte Rosa, Arte Argentina

Résumé

O presente artigo explora a adjetivação de um grupo de artistas argentinos vinculados ao Centro Cultural Ricardo Rojas no final dos anos 1980 e início dos 1990 a partir do termo arte rosa. Por meio de pesquisa bibliográfica, foi analisada a condição pejorativa da expressão, discutida a partir de sua relação com o feminino, a homossexualidade masculina e a aids – chamada quando de seu surgimento também de peste rosa –, assim como sua relação com a noção de arte light, desenvolvida pela crítica de arte argentina como um rótulo pejorativo para o referido conjunto de artistas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ricardo Henrique Ayres Alves, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

É doutor e Mestre em Artes Visuais, na área de concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do instituto de Artes da UFRGS, e Bacharel em Artes Visuais pela Função Universidade do Rio Grande - FURG. É professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), historiador da arte e artista visual. Seus interesses de pesquisa orbitam a arte contemporânea e sua história a partir de interseções com o corpo, o HIV/aids, a sexualidade e o cotidiano. É autor do livro Miasmas e metáforas da aids nas Artes Visuais (Ed. da FURG, 2021). E-mail: ricardohaa@gmail.com.

Références

ALVES, Ricardo Henrique Ayres Alves. 2020. Artes Visuais e aids no Brasil: histórias, discursos e invisibilidades. 2020. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/214418 Acesso em: 25 maio 2022.

ALVES, Ricardo Henrique Ayres. Tanatografias da aids nas artes visuais: o corpo enfermo diante da morte e da fotografia. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/131019. Acesso em: 20 de ago. 2022.

BALISCEI, João Paulo. Abordagem histórica e artística do uso das cores azul e rosa como pedagogias de gênero e sexualidade. Teias, Rio de Janeiro, v. 21, p. 223-244, ago. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/46113. Acesso em: 10 ago. 2022.

CABALLERO-GÁLVEZ, Antonio A. Imágenes seropositivas. Resistencias contra el sida a través del arte en España, Argentina y México. In: PLEGUEZUELOS, Antonio Martínez; CANO, Moisés Fernández; BERNABEU, Aarón Pérez IBÁÑEZ, Miguel

Sánchez; DE PABLO Sergio Fernández (eds.). MariConers. Estudios interdisciplinares LGTBIQ+. Madrid, España: Universidad Politécnica de Madrid, 2020, p. 129-140.

CABALLERO-GÁLVEZ, Antonio A. La sociedad portadora. Experiencias artísticas alrededor del sida em España, Argentina y México. In: JIMÉNEZ, Rafael M. Mérida. De vidas y vírus: VIH/sida en las culturas hispânicas. Barcelona, Espanha: Icaria, 2019. p. 151-169.

CÁMARA, Mario. Formas de construir un abrigo. Neoliberalismo, arte e instituciones. Foro de Crítica Cultural del Doctorado en Literatura Latinoamericana y Crítica Cultural de la Universidad de San Andrés, Victoria, Argentina, v. 28, n. 05, 2020.

CAMPBELL, Andy. Queer X Design: 50 Years of Signs, Symbols, Banners, Logos, and Graphic Art of LGBTQ. New York, USA: Black Dog & Leventhal, 2019.

CRIMP, Douglas. Melancholia and Moralism: Essays on AIDS and Queer Politics. Cambridge, USA: MIT Press, 2004.

DANIEL, Herbert. Vida antes da morte. 3. ed. Rio de Janeiro: ABIA, 2018. FINKELSTEIN, Avram. After Silence. A history of AIDS through Its Images. Oakland,

USA: University of California Press, 2018.

HEARTNEY, Eleanor. Pós-modernismo. Lisboa, Portugal: Presença, 2002.

KROCHMALNY, Syd. La Kermesse: arte y política en el Rojas. Caiana, Buenos Aires, Argentina, n. 2, ago. 2013, p. 1-16. Disponível em: http://caiana.caia.org.ar/resources/uploads/2-pdf/SydKrochmalny.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

LAGNADO, Lisette. Leonilson - São tantas as verdades. So many arte the truths. São Paulo: Projeto Leonilson, 2019.

LEMUS, Fran. Arte y Vida. Los años noventa en Buenos Aires. Heterotopías, Córdoba, Argentina, v. 4, n. 7, jun. 2021a. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/heterotopias/article/view/33426. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEMUS, Francisco. Arte light, arte rosa, arte marica! Reapropiaciones poéticas en el arte argentino de los años noventa como formas de resistência. Cambia, La Plata, Argentina, v. 1, n. 1, jan.-jul., p. 117-132, 2015a. Disponível em: http://sedici.unlp.edu.ar/handle/10915/103183. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEMUS, Francisco. Exposiciones, entre el poder y el saber. La Galería del Rojas y el arte argentino de los años noventa en Austin. Estudios Curatoriales, Buenos Aires, Argentina, v. 2, n. 2, 2014. Disponível em: https://revistas.untref.edu.ar/index.php/rec/article/view/694. Acesso em: 20 ago. 2022.

LEMUS, Franciso. Feliciano Centurión: Abrigo. Estudios Curatoriales, 15 dez. 2020a. Disponível em: http://revistas.untref.edu.ar/index.php/rec/article/view/909. Acesso em: 15 ago. 2022.

LEMUS, Francisco. Llegó el sida. El lugar sin limites. Revista de Estudios y Políticas de Género, Buenos Aires, Argentina, v. 2, n. 4, out., p. 66-84, 2020b. Disponível em: https://revistas.untref.edu.ar/index.php/ellugar/article/view/790. Acesso em: 15 ago. 2022.

LEMUS, Francisco. Los flujos de la sangre. In: GARBATZKY, Irina; GASPARRI, Javier (Org.). Nuestros años ochenta. Rosario, Argentina: Humanidades y Artes Ediciones; Centro de Estudio de Teoría y Crítica Literaria, 2021b, p. 143-168.

LEMUS, Francisco; Retóricas de la pandemia. Derivas y resistencias en torno al arte argentino frente a la crisis del sida. Caiana, Buenos Aires, Argentina, n. 6, 2015b, p. 1-8. Disponível em: http://caiana.caia.org.ar/template/caiana.php?pag=articles/article_1.php&obj=186 &vol=6. Acesso em: 18 ago. 2022.

REED, Christopher. Art and Homosexuality: A history of ideas. New York, USA: Oxford, 2011.

ROSA, María Laura. Apuntes para el análisis del arte de género en Argentina. Nuestra América, Porto, Portugal, n. 2, p. 187-197, ago-dez 2006. ISSN: 1646-5024. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/2372/3/182-197.pdf. Acesso em: 15 ago. 2022.

ROSA, María Laura. Cuando la intimidad es política. Arte y homosexualidad en el Centro Cultural Ricardo Rojas de Buenos Aires durante los años ’90. Revista Latina de Sociología, Coruña, España, v. 5, p. 135-149, 2015. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/65655. Acesso em: 20 ago. 2022.

ROSA, María Laura. Un territorio dislocado. Ramona, Buenos Aires, Argentina, n. 87, dez. p. 31-34, 2008. Disponível em: http://70.32.114.117/gsdl/collect/revista/index/assoc/HASH10cb/4966b856.dir/r87 _31nota.pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

RUBIN, Gayle. Políticas do sexo. São Paulo: Ubu, 2017.

SONTAG, Susan. Doença como metáfora. AIDS e suas metáforas. São Paulo:

Companhia das Letras, 2007.

SUÁREZ, Marina. Infectados por el Arte.Transgresión, cuerpos y memoriaen el arte porteño de los años 80 y 90. Un análisis de las trayectorias artísticas de Liliana Maresca y Batato Barea. América, Paris, France, n. 52, nov., p. 1-10, 2018. Disponível em: https://journals.openedition.org/america/2471. Acesso em: 20 ago. 2022.

SUÁREZ, Marina Fernanda. Rituales fúnebres afectivos frente a la crisis del sida en Buenos Aires de los años 80. Aisthesis, Santiago, Chile, n. 70, p. 81-102, 2021. Disponível em: https://revistaaisthesis.uc.cl/index.php/RAIT/article/view/13356. Acesso em: 20 ago. 2022.

VAGGIONE, Alicia. Potencias y alianzas de supervivencia entre mujeres. Liliana Maresca, un recorrido por su obra. Escena, San José, Costa Rica, v. 78, n. 2, jul.-dez., p. 56-70, 2019. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/escena/article/view/35592. Acesso em: 15 ago. 2022.

VAGGIONE, Alicia. Tramas de cuerpos y conflictos. Liliana Maresca, la singularidad de una voz. In: GARBATZKY, Irina; GASPARRI, Javier (Org.). Nuestros años ochenta. Rosario, Argentina: Humanidades y Artes Ediciones; Centro de Estudio de Teoría y Crítica Literaria, 2021, p. 169-184.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2023-10-15

Comment citer

Ayres Alves, R. H. (2023). Peste rosa, arte rosa: aids e crítica de arte desde a Argentina. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 27(48). https://doi.org/10.22456/2179-8001.136206

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Exercícios do Político na Imagem Contemporânea

Catégories