Entre a Aura, o Rastro e o Fogo: Notas sobre o conceito de aura a partir das peças do Museu Nacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.118738

Palavras-chave:

Cultura visual, patrimônio, aura, rastros, Museu Nacional.

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão em torno da ideia de aura, tomando como objeto central da reflexão as milhões de peças destruídas no incêndio do Museu Nacional do Rio de Janeiro. A partir das definições propostas por Benjamin, em diálogo com Didi-Huberman, Latour e Lowe, busca-se levantar diferentes possibilidades da sobrevivência da aura de tais objetos, perpassando por temas como rastros, fac-símile, memória e reconstrução.

Abstract

This article presents a discussion about the idea of ​​aura, taking as the central object of reflection the millions of pieces destroyed in the fire of the National Museum in Rio de Janeiro. Based on definitions proposed by Benjamin, in dialogue with Didi-Huberman, Latour and Lowe, we seek to raise different possibilities for the survival of the aura of such objects, covering themes such as traces, facsimile, memory and reconstruction.

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Biografia do Autor

Helena Wilhelm Eilers, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Helena Wilhelm Eilers é doutoranda em Artes Visuais (linha de História e Crítica de Arte), na Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Arte Visuais pela mesma universidade. É graduada em Jornalismo (PUCRS), membro da equipe editorial da Revista Arte & Ensaios e curadora independente.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Eilers, H. W. (2021). Entre a Aura, o Rastro e o Fogo: Notas sobre o conceito de aura a partir das peças do Museu Nacional. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(46), 14. https://doi.org/10.22456/2179-8001.118738

Edição

Seção

DOSSIÊ: Espaços Contemporâneos

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