Alair Gomes e a Fotografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.116782

Palavras-chave:

Alair Gomes, Fotografia, Crítica de Arte

Resumo

Apesar de ser mais conhecido por suas imagens do corpo masculino jovem nas praias de Ipanema, neste artigo, busco investigar os percursos menos conhecidos de Alair Gomes na fotografia, desde sua atuação como Professor e Crítico de Arte, até seus escritos, nos quais pode-se observar a elaboração de um pensamento sobre a fotografia que embasa seu trabalho com múltiplas imagens. Num período de transição do status da imagem fotográfica enquanto documento à arte, pretendo demonstrar as formas pelas quais o fotógrafo participou no processo de desenvolvimento da fotografia brasileira e como suas reflexões são pertinentes até os dias atuais.

Abstract

Although he is best known for his images of the young male body on the beaches of Ipanema, in this article, I seek to investigate Alair Gomes' lesser-known paths in photography, from his role as Professor and Art Critic, to his writings, in which we can observe his elaboration of a thought about photography that supports his work with multiple images. In a period of transition from the status of the photographic image as a document to art, I intend to demonstrate the ways in which Alair participated in the development process of Brazilian photography and how his reflections are relevant to this day.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pereira

Mestre em Psicologia e Sociedade e graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, campus de Assis, SP. Especialista em Fotografia: práxis e discurso fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Referências

BAQUÉ, Dominique. La fotografía plástica. Barcelona: Editorial Gustavo Gilli, 2003.

CARTIER-BRESSON, Henri. El instante decisivo (1952). In: FONTCUBERTA, Joan. (Ed.). Estética fotográfica: una selección de textos. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003.

CARVALHO, Paulo Roberto Barros. Organização Governamental e Trabalho - Auto-Realização, Prazer e Eficácia: O caso da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Dissertação de Mestrado. Escola Brasileira de Administração Pública. Rio de Janeiro, 1998.

CENTENÁRIO do clube de engenharia. In: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Sexta-Feira, 18 de Abril de 1980. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_10/5331 Acesso em 27/05/2021

CHIODETTO, Eder. Alair Gomes: Percursos. São Paulo: CAIXA Cultural, 2015. (Catálogo de exposição).

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material [online], v. 16, n. 2, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-47142008000200005 Acesso em 30/05/2021

COUTINHO, Wilton. Fotografia na Sala Bernadelli. In: Jornal do Brasil. Caderno B. Rio de Janeiro. Sexta-feira, 5 de agosto de 1983.

ESCOLINHA de Arte do Brasil Sobreart. In: Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Domingo, 17 de Agosto de 1980. Disponível em http://memoria.bn.br/DocReader/030015_10/11527 Acesso em 27/05/2021

GOMES, Aíla de Oliveira (Org.) Alair de Oliveira Gomes: 1921-1992 : relevant data concerning his intellectual life. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas, n.d.

GOMES, Alair de Oliveira. Impressões da V Bienal de São Paulo. Suplemento Dominical, Jornal do Brasil. Sábado. 21 de novembro de 1959.

GOMES, Alair de Oliveira. O Júri da Bienal de 1961 e os Seus Resultados. In: Suplemento Literário. Diário de Notícias. Rio de Janeiro. Domingo, 31 de dezembro de 1961.

GOMES, Alair de Oliveira. O retorno ao prazer na figuração de uma bienal. GAM. Nº13. Rio de Janeiro, 1968.

GOMES, Alair de Oliveira. Understanding Media. In. Cadernos Brasileiros. Revista Bimestral. Ano XI, No. 6, Numero 56. Novembro-Dezembro, 1969.

GOMES, Alair de Oliveira. Nos caminhos da arte inglesa. Caderno B. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, sábado, 18 de dezembro de 1971.

GOMES, Alair de Oliveira. Desejo e temor de independência cultural no Brasil. Cultura. Brasília. Ano 4. N.15 out./dez. 1974.

GOMES, Alair de Oliveira. A Bienal 75: pontos altos. Cultura, n.20, jan./mar. 1976.

GOMES, Alair de Oliveira. Roteiro da Bienal 77. Cultura, n.26, jul./set. 1977

GOMES, Alair de Oliveira. A bienal de 85 e seu grande tema. Cadernos Rio Arte: Caderno lilás, Rio de Janeiro: Rio Arte, p.77-83, jan. 1986.

GOMES, Alair de Oliveira. Reflexões críticas e sinceras sobre a fotografia [1976]. In: Revista de Fotografia: ZUM. #6, Abril de 2014.

GOMES, Alair de Oliveira. Joaquim Paiva entrevista Alair Gomes, 1983. In ZUM #6. Publicado em: 22 de agosto de 2014. Disponível em: http://revistazum.com.br/revista-zum_6/alair-gomes-joaquim-paiva. Acesso em 24/04/2016.

MÉLON, Marc. Más allá de lo real: la fotografia artística. In: LEMAGNY, Jean-Claude; ROUILLÉ, André (Org.) Historia de la fotografía. Barcelona: Martínez Roca, 1988.

OFÍCIO nº 41 de encaminhamento de proposta de prestação de serviços de Alair de Oliveira Gomes]. In: Coleção Rubens Gerchman (1975-1979). MemóriaLage. setembro 2, 1978. Disponível em: https://bityli.com/aZv5V Acesso em 29/05/2021

OLIVEIRA, Rita Alves. Bienal de São Paulo: impacto na cultura brasileira. São Paulo em Perspectiva [online]. 2001. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0102-88392001000300004> Acesso em 27/05/2021

PEREIRA, Bruno. Symphony of Erotic Icons: Erotismo e o corpo masculino na fotografia de Alair Gomes. Dissertação (Mestrado em Psicologia). – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Assis, 2017.

RELATÓRIO Das Atividades Do Ano De 1978. In: Coleção Rubens Gerchman (1975-1979). MemóriaLage. Disponível em https://bityli.com/1o9ja Acesso em 29/05/2021

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.

SANTOS, Alexandre Ricardo dos. A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a Melancolia do corpo-outro. Tese. Doutorado em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, 2006.

SENDERMANN, Eliane. Fotografia tenta a vez no mercado. In: O Globo. Segunda-Feira, 27 de Agosto de 1984.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras. 2004.

UMA Kodak. In: O Globo. 14 de Dezembro de 1939. Disponível em: https://bityli.com/f3J5b Acesso em: 26/05/2011.

VASQUEZ, Pedro. Biografia de Alair Gomes. In: INFoto. Brasil. Memória das Artes. Funarte, 2013a. Disponível em http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/biografia-de-alair-gomes/ Acesso em 30/05/2021

VASQUEZ, Pedro. As Semanas Nacionais da Fotografia. In: INFoto. Brasil. Memória das Artes. Funarte, 2013a. Disponível em http://portais.funarte.gov.br/brasilmemoriadasartes/acervo/infoto/as-semanas-nacionais-da-fotografia/ Acesso em 30/05/2021

VASQUEZ, Pedro. A janela indiscreta de Alair Gomes. REVISTA ZUM 6. Publicado em: 29 de julho de 2014. Disponível em: <http://revistazum.com.br/revista-zum_6/janela-indiscreta-alair/>. Acesso em: 29/05/2021

Arquivos adicionais

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Pereira, B. (2021). Alair Gomes e a Fotografia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 26(46). https://doi.org/10.22456/2179-8001.116782

Edição

Seção

Artigo e Ensaio | Article and Essay