Plasmatio: Escovar a história a contrapelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.95392

Palavras-chave:

Arte Contemporânea. Poética. Artes Visuais.

Resumo

Este artigo objetiva analisar na obra Plasmatio de José Rufino a perspectiva política, a memória, o esquecimento e o phatos sacrificial. A pesquisa foi desenvolvida no Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB, entre Março de 2017 e Fevereiro de 2019, com apoio de bolsa da CAPES. Utilizamos pesquisa bibliográfica, entrevistas com o artista e consulta ao acervo pessoal do artista. Os resultados demostram que Plasmatio foi feita a partir de afetos, de lembranças, de histórias, de dores e da relação do artista com as vidas das pessoas a sua volta.

 

Abstract
This article aims to analyze in José Rufino’s work Plasmatio the political perspective, the memory, and the forgetfulness. The research was developed at the UFPB/UFPE Associate Postgraduate Program in Visual Arts, between March 2017 and February 2019, with support from CAPES scholarship. We use bibliographical research, interviews and consultation with the artist’s personal collection. The results show that Plasmatio was made from affections, memories, stories, pains and the artist’s relationship with the lives of people around him

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Xavier da Costa, Universidade Federal da Paraíba

Professor/pesquisador do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPB. 

Professor/pesquisador do Departamento de Artes Visuais da UFPB.

Dr. em Arquitetura e Urbanismo.

Lucian Januário, Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Blumenau SC

Mestre em artes visuais - PPGAV UFPB/UFPE

Licenciado em artes visuais - UNIASSELVI SC.

Docente de Artes Visuais - SEMB - Blumenau. 

Referências

AGE, Mônica Pereira Juergens. O Colecionador de Areia. In: Revista-Valise. v.6, n.11, ano 6, julho de 2016, pp.87-100.

BARBOSA, Sylvia Werneck Quartim. José Rufino e a memória. In: II CoMA - COLETIVO DO MESTRADO EM ARTES, 2005, Brasília. II CoMA - COLETIVO DO MESTRADO EM ARTES, 2005. Disponível em: http://www.geocities.ws/coma_arte/2005/papers/sylvia.doc. Acesso em: 15/08/2017.

BENJAMIN, Walter. Porcelanas da China. In: Obras Escolhidas II: Rua De Mão Única. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

COELHO, Allan da Silva. O Capitalismo Como Religião: Uma Crítica A Seus Fundamentos Mítico-Teológicos. Tese de Doutorado – Faculdade de Humanidades e Direito, São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de São Paulo, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quanto as Imagens Tocam o Real. In: Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG. Belo Horizonte, v.2, n.4, pp.204-2019, nov. 2012. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/60. Acesso em: 03/07/2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

GINZBURG, Carlo. Medo, Reverência, Terror: Quatro ensaios de iconografia política . São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

HUYSSEN, Andreas. Seduzidos Pela Memória: Arquitetura, Monumentos, Mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do Passado-Presente: Modernismos, Artes Visuais, Políticas Da Memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MESQUITA, André. Esperar Não é Saber: A Arte Entre o Silêncio e a Evidência. São Paulo: Edição do autor, 2015.

MICHAUD, Éric. A Imagem, Matriz da História. In: SPINI, Ana Paula; LEHMKUHL, Luciene; DA SILVA, Valéria Mara (Org.). Imagens na Escrita da História. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016.

RUFINO, José. Desenhos ao Léthe. In: PESSOA, Fernando & CANTON, Kátia (organizadores). Sentidos e Arte Contemporânea. Seminários Internacionais II, Museu Vale do Rio Doce, 2007. Sentidos na/da Arte Contemporânea. Vila Velha. 136-145. Texto disponível em: http://www.joserufino.com/site/wp-content/uploads/2011/04/Desenhos-ao-Lethe2.pdf. Acesso em: 20/11/17.

RUFINO, José. Entrevista nº 1. Entrevista concedida à Lucian Januário. João Pessoa, 01 ago. 2018.

RUFINO, José. Entrevista nº 2. Entrevista concedida à Lucian Januário. João Pessoa, 13 dez. 2018a.

SAMUEL, Raphael. Teatros da Memória. São Paulo, PUC-SP, Projeto história, 1997. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/11234. Acesso em: 26/06/2017.

VERGARA, Luiz Guilherme. Arte Plásmica: Confluências entre Arte e Existência. In: José Rufino, Incertae Sedis. Folder da Exposição no MAC de Niterói, disponível em: culturaniteroi.com.br/macniteroi/publicacoes/arq/29_Incertae-Sedis-Jose-Rufino.pdf. Acesso em: 19/11/17.

Bibliografia consultada

JANUÁRIO, Lucian. Ruínas incômodas: sobrevivência e apagamento na obra Plasmatio de José Rufino. Dissertação de Mestrado em Artes Visuais – PPGAV UFPB, Orientador: Dr. Robson Xavier da Costa. João Pessoa – PB: PPGAV UFPB/UFPE, 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-07-27

Como Citar

da Costa, R. X., & Januário, L. (2020). Plasmatio: Escovar a história a contrapelo. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 25(44). https://doi.org/10.22456/2179-8001.95392

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.