Re-encanto do concreto por sistemas enativos afetivos: a naturalização das tecnologias no ecossistema.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.95975

Palavras-chave:

Arte Tecnociência. Sistemas enativos afetivos. Tecnologias móveis. Datavisualização. Saúde móvel. Novos Leonardos.

Resumo

Resumo

Neste ensaio, num aporte retroprospectivo, condenso especificidades de produções anteriores e esboço projetos em desenvolvimento que apontam para tecnologias criativas e inovação disruptiva com sistemas enativos afetivos, numa estreita e mútua relação ou reciprocidade entre o biológico, dados e o ambiente. Trata-se de um ecossistema que reconfigura o conceito de “vivo” ou a transformation du vivant, apontado por Poissant e Daubner (2012). São geradas formas de vida que ampliam tecnologias anteriores, configurando inovações disruptivas, pois se misturam a modos de viver no cotidiano com os avanços das tecnologias, principalmente pelos dispositivos móveis e sistemas de sensoriamento e processamento de sinais. Este ensaio é construído por alguns fragmentos publicados, que demarcam meu posicionamento científico e estético-antropológico, sempre com tecnologias criativas e os modos de pensar a arte mesclada à vida com sistemas que re-encantam o concreto.

Abstract

In this essay, in a retrospective approach, it condenses specificities of previous productions and outlines projects under development that point to creative technologies and disruptive innovation with affective enactive systems, in a close and mutual relationship or reciprocity between biological, data and the environment. It is an ecosystem that reconfigures the concept of “living” or the transformation “du vivant”, pointed by Poissant and Daubner (2012). Life forms are generated that amplify previous technologies, configuring disruptive innovations, as they blend with everyday ways of living with the advances of technologies, mainly by mobile devices and sensing and signal processing systems. This essay is built by some published fragments, which demarcate my scientific and aesthetic-anthropological positioning, always with creative technologies and ways of thinking art mixed with life with systems that re-enchant the concrete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diana Maria Gallicchio Domingues, Universidade de Brasília, UnB, Brasil

Fundadora e Diretora do LART - Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência. Pesquisadora Colaboradora do Instituto de Computação da UNICAMP atua no RECOD Lab e no Projeto Sistemas Socio Enativos Fapesp Unicamp- Professora Colaboradora Plena Sênior do Programa de Pós-Graduação em Eng Biomédica - FGA Universidade de Brasilia -FGA- (2010) e do PPG em Ciências e Tecnologias em Saúde - UnB Ceilândia . Pesquisadora Visitante Nacional Sênior - CAPES UnB 2010-2014. Pesq. CNPq/ MIT Camera Culture Media Lab, International Science and Technology Initiatives (2012-2014). Pós-doutora pelo ATI - Art & Technologies de L´Image, Univ. Paris VIII e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. . Artista com mais de 50 exposições individuais e mais de 130 coletivas em Bienais de São Paulo, nas edições 21ª, 23ª, 26ª e na Bienal de la Habana 1ª , 7ª e 11ª, e Bienais do Mercosul.Curadora de eventos internacionais como: Ciberarte Zonas de Interação II Bienal do Mercosul, interagiu com mais de 300 cientistas e artistas. Sua obra está em livros de referência como Bruce Wands, Digital Art, 2004, no Latin American Art in the 20th Century, de Edward Lucie-Smith, Thames and Hudson, 2003, e em Stephen Wilson, Information Arts, MIT Press 2002, em Art + Science Now, de Stephen Wilson, Thames & Hudson, 2010. Prêmios: The 2000 UNESCO PRIZE -7h Biennial la Habana; The First LEONARDO Global Crossing Prize, 2004 Rockefeller Foundation, Leonardo.

Referências

ASCOTT, R. Poética instrumental: a arte interativa de Diana Domingues. In: Catálogo Ciberinstalação INS(K)NAK(R)ES. Lorigaf, Caxias do Sul, 2011.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: Rouanet Paulo (trad.) Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. 5. ed. Sérgio Paulo Rouanet (trad.). São Paulo: Brasiliense, 1995. V.1. P.120-136

BERTHOZ, A. The Brain’s Sense of Movement. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2002

CAPUCCI, Pier Luigi (org). Il Corpo Tecnologico, Ed. Baskerville, Bologna, Itália,1994.

COUCHOT, E. Between trance and algorithm. In Diana Domingues, Transe: My body, my blood. Exhibition catalogue (Caxias do Sul: Lorigraf), 1998.

DOMINGUES, D. (Org.) A Arte no Século XXI: A Humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da UNESP, 1997.

DOMINGUES, D. Ciberadão e a magia das cibercoisas pervasivas e sencientes na ciberarte. In: AMARAL, Leila; GEIGER, Amir (Org). In vivo, in vitro, in silício: ensaios sobre a relação entre arte, ciência, tecnologia e o sagrado. São Paulo: Attar, 2008, p. 249-282.

DOMINGUES, D. Ciberestética e a engenharia dos sentidos na Software Art (2008b). Em: SANTAELLA, Lucia & ARANTES, Priscila (Orgs.) Estéticas Tecnológicas: Novos modos de sentir. São Paulo: Edupuc, 2008

DOMINGUES, D. Mash-up art e crawler art: o sublime tecnológico do lixo remixado in: PEREIRA, Vinicius Andrade Pereira (org.). Digital Trash: Linguagens, Comportamentos, Entretenimento e Consumo ed. Rio De Janeiro: E-Papers, 2007, v.1, p. 152-169.

DOMINGUES, D. Projeto de Pesquisa: Arte e TecnoCiência: Interações Expandidas e Condição Cíbrida em Software Art, CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia, 2008

DOMINGUES, D. Realities: Technologies, Theories and Frontiers, Presence, place, collaboration, space, mixed reality. Rod McCall Chair, Florença/Itália, abril de 2008. http://www.chi2008.org/CHI – ACM, 2008, Diana; REATEGUI, Eliseo B. Práticas Colaborativas Transdisciplinares em Ciberarte: da Multimídia às Instalações em Software Art. In: Diana Domingues. (Org.). Arte, Ciência e Tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: UNESP, 2008.

DOMINGUES, D. Reinvenção da vida com sistemas enativos afetivos por pesquisas de Arte e TecnoCiência dos “Novos Leonardos”. In: RIBEIRO, Walmeri e MARINHO, Claudia, CAETANO, Patrícia (orgs). Das artes e seus Percursos sensíveis. Ed. Intermeios. São Paulo ISBN 978-85-8499-040-5, 2016

DOMINGUES, D. Urbano cíbrido: átimos calmos em comunicação ubíqua e móvel por conexões transparentes. In: II Simpósio Nacional da ABCiber, 2008, São Paulo, SP. Anais eletrônicos do II Simpósio Nacional da ABCiber, 2008a. Disponível em: http://www.cencib.org/simposioabciber/anais/mesas/pdf/Diana_Domingues.pdf

DOMINGUES, D. Vida na Rede: Caixa de Pandora biocíbrida. 2013, Vila Velha, ES: ItauCultural, 2013. p. 1–15.

DOMINGUES, D. Ciberespaço e rituais: tecnologia, antropologia e criatividade. Horiz. antropol. [online]. 2004, vol.10, n.21, pp.181-197. ISSN 0104-7183. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-7183200400010000

DOMINGUES, D.; GERHARDT, Gunther Johannes Lewckuk. Échanges de signaux eléctriques humains et de la poétique de l´art immersif. Poetics. In: Poissant (Org.), Bioart: Transformations du Vivant. 1ed. Montreal: Presses de l´Université du Québec, 2012, v. 1, p. 121−146.

DOMINGUES, D.; LUCENA, Tiago. Reingeniería de La Vida Urbana: Público y privado integrados en las tecnologías móviles. Cibertronic: Revista de Artes Mediaticas de la Universidad Nacional Tres de Febrero, Buenos Aires-Argentina, p. 0, 02 nov. 2011. http://www.untref.edu.ar/cibertronic/lopúblico_loprivado/nota6/nota.html>.Acessado em: Junho de 2019.

DOMINGUES, D.; MIRANDA M. Affective presence in enactive immersive space: sensorial and mobile technologies reengineering life. In: Emília Simão, Célia Soares. (Org.). Trends, Experiences, and Perspectives on Immersive Multimedia Experience and Augmented Reality. 1ed. Pensilvania: IGI Global, v. 1, p. 23-51, 2018.

DOMINGUES, D.; REATEGUI, Eliseo; REINALDO, Gelson Cardoso; LORENZATTI, Alexandre (2009). Mixed Realities in the Living Tattoos Social Platform In: Urban Mixed Realities: Technologies, Theories and Frontiers, Presence, place, collaboration, space, mixed reality. Rod McCall Chair, Florença/Itália, abril de 2008. http://www.chi2008.org/CHI – ACM, 2008.

DOMINGUES, Ivan. Em busca do método. Conhecimento e transdisciplinaridade II: aspectos metodológicos. (ed) Ed. UFMG, Belo Horizonte, 2005.

DYENS, O. (2016). The Human/Machine Humanities: A Proposal, Humanities, vol. 5, issue 1, March 1, 2016, accessed March 29, 2016, <http://www.mdpi.com/20760787/5/1/17>.

EAGLE, N., PENTLAND, A. Reality Mining: Sensing Complex Social Systems, Personal and Ubiquitous Computing, Vol 10, #4, 255-268 (2006).

GIBSON, J. The Ecological Approach to Visual Perception. New York: Houghton Mifflin, 1979.

GRAU, Oliver. Virtual Art. From Illusion to Immersion. Cambridge- MA: MIT press, 2003.

HUHTAMO, Erkki. Cyberart code and cders: contextualizing software art. P. 49-68. In: KLUSZCZYÑSKI, Ryszard W. (ed) Art Inquires.vol.5 (XIV) Presses of University of Lodz., 2003

ISTEPANIAN, R.; LAXMINARAYAN, S.; PATTICHIS, C. S., eds. (2005). M-Health: Emerging Mobile Health Systems. Springer. ISBN 978-0-387-26558-2

KAIPAINEN, M.; RAVAJA, N.; TIKKA, P.; VUORI, R.; PUGLIESI, R., RAPINO, M.; and TAKALA, T.. 2011. Enactive Systems and Enactive Media: Embodied Human-Machine Coupling beyond Interfaces. Leonardo 44 (5): 433–438. doi:10.1162/LEON_a_0024.

KRUEGER, Ted . Devices for the Perception of Magnetic Fields. Enaction in Arts: Proceedings of the Fourth International Conference on Enactive Interfaces. (enactive07). 133-6, 2007.

KRUEGER, Ted; DOMINGUES Gallicchio, Diana; POISSANT, Louise (2016). Creative technologies and innovation: health and well-being, Digital Creativity, 27:4, 267-270, DOI:10.1080/14626268.2016.1261903. link http://dx.doi.org/10.1080/14626268.2016.1261903.

LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LUCENA, Franklin T. (2013). Sistemas enativos afetivos em arte e tecnociência: experiências vitais dos deslocamentos na cidade (Enactive affective systems in art and technoscience: vital experiences of displacement in the city) (PhD diss.), UnB; Orientadora: Profa. Dra. Diana Domingues.

LUCENA, Tiago Franklin; RODRIGUES, Suélia Fleury Rosa; MIOSSO, Cristiano Jacques; TORRES, Ricardo da Silva; KRUEGER Ted; DOMINGUES, Diana Maria Gallicchio. Walking and health: an enactive affective system. Digital Creativity 27(4): 314-333 (2016).

MALINA, R. Leonardo olhando para frente: Fazendo a história e escrevendo a história. In: DOMINGUES, Diana (Org.). Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

MASSUMI, B. 2002. Parables for the Virtual: Movement, Affect, Sensation. Parables for the Virtual. 4th ed. Durham, NC: Duke University Press Books. doi:10.1215/9780822383574.

MATURANA, H. R. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.

MATURANA, H. R. Da Biologia à Psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MATURANA, H., VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2007.

MATURANA, H., VARELA, F. De máquinas e seres vivos: Autopoiese, a organização do vivo. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MATURANA, R. Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1997.

MERLEAU-PONTY, M. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito. In: Os Pensadores: Merleau-Ponty. São Paulo, Nova Cultural, 1989.

MIRANDA, M.R. (2014). Desenvolvimento de Bancada para Simulação Veicular Integrando Realidade Virtual e Medição de Dados Fisiológicos. Tese de Doutorado em Ciências Mecânicas.

NOE, Alva. Action in Perception. MIT Press: Boston, 2004.

POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (eds.). Bioart: Transformations du Vivant. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2012.

POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (eds.). Interfaces et Sensorialité. In: Art et Biotechnologies Presses de L’Un. du Québec, Montréal, 2005.

POISSANT, Louise; DAUBNER, Ernestine (org.) (2005). Art et BiotechnologiesDVD. Presses de L’Université du Québec. Publications de l’Université de Saint-Etienne, ISBN 2-7605-1328-9 and ISBN 2-86272-381-9, Montréal, 2005.

ROCHA, Adson F. As redes de sensores e o monitoramento da saúde humana. In: BRASIL, Lourdes (Org.) Informática em Saúde. Ed.: Brasília: Universa, 2008, pp. 489-510.

SHOUSE, Eric. Feeling, Emotion, Affect. M/C Journal 8.6 (2005). 11 May. 2013 <http://journal.media- culture.org.au/0512/03-shouse.php>.

SMITH-LUCIE, Edward. Latin American Art of the 20th Century. Thames &Hudson world of art: New York, 2004.

TIKKA, Pia. Enactive Cinema: Simulatorium Eisensteinense. PhD dissertation. Helsinki: University of Art and Design Publication Series, 2008.

VARELA, F. J., 1999. Steps to a Science of Inter-being: Unfolding the Dharma Implicit in Modern Cognitive Science, in Watson, Batchelor and Claxton, (eds.): 71-89.

VARELA, F. J., THOMPSON, E., and ROSH, E. Cognitive science and human experience. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1991.

VARELA, Francisco J, Maria Rita Secco Hofmeister, Evan Thompson, Eleanor Rosch. A mente incorporada. Artmed. Porto Alegre, 2003.

WEISER M. Designing Calm Technology, 21.dez. 1995. Disponível em: http://www.ubiq.com/weiser/calmtech/calmtech.htm, Acesso em Junho de 2019.

WEISER, Mark. The computer for the twenty-first century. Scientific American, pp. 94-100, september 1991. Disponível em: http://www.ubiq.com/hypertext/weiser/UbiHome.html, acesso em: 19 julho 2008

WILSON, S. Diana Domingues, sección Human Biology Heartscapes. In: Art + Science Now London: Thames & Hudson, 2010.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Domingues, D. M. G. (2019). Re-encanto do concreto por sistemas enativos afetivos: a naturalização das tecnologias no ecossistema. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(40). https://doi.org/10.22456/2179-8001.95975

Edição

Seção

DOSSIÊ: A era digital: tecnologias da informação, da empatia e os meios-mídia na arte