Um objeto entre a exclusão e a proteção
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.136175Keywords:
Muro da Mauá, Objeto Muro, Rio Guaíba, UrbanoAbstract
Os muros são objetos fronteiriços construídos para proteger territórios e praticar exclussões e separações. Para este texto trago os muros urbanos do Brasil e, mais específicamente o Muro da Av. Mauá, localizado na borda da área portuaria da cidade de Porto Alegre-Brasil. Sua interferência na paisagem é absolutamente contundente, embora muitas vezes, ele sequer é percebido, por aqueles que convivem com ele diariamente. Ambíguo em sua existência, o Muro resiste aos debates entre aqueles que o defendem como necessário e os que o consideram um estorvo reclamando a sua queda. A fim de entende-lo e re-significá-lo, desde 2015, um coletivo de artistas-pesquisadores vem estabelecendo diferentes estratégias poéticas de aproximação e compartilhamento com o Muro e seu entorno, gerando novas inter-relações entre este protagonista e a cidade. Foram realizadas uma série de deambulações propositivas e coletivas, tais como: Visita Imprecisa (2015), Turista Pode (2015) e Espiação (2016).
Resumen
Los muros son objetos fronterizos construidos para proteger territorios y practicar exclusiones y separaciones. Para este texto traigo los muros urbanos de Brasil y más específicamente, el Muro de la Av. Mauá, localizado a la orilla del área portuaria de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. Su interferencia en el paisaje es absolutamente contundente, aunque muchas veces, el mismo no sea ni siquiera notado, por aquellos que conviven diariamente con él. Ambiguo en su existencia, el Muro resiste a los debates entre aquellos que lo defienden como necesario y los que lo consideran un estorbo reclamando su retirada. A fin de entenderlo y resignificarlo, desde 2015, un colectivo de artistas investigadores viene estableciendo diferentes estrategias poéticas de aproximación y coparticipación con el Muro y su entorno, generando nuevas interrelaciones entre este protagonista y la ciudad.Se realizaron una serie de deambulaciones propositivas y colectivas, tales como: Visita Imprecisa (2015), Turista Puede (2015) y Espiada (2016).
Abstract
Walls are boundary objects built to protect land, as well as exclude and separate. This article discusses Brazil’s urban walls, specifically the wall along Avenue Mauá, which borders the port of the city of Porto Alegre, Brazil. Despite its blatant interference with the landscape, it is often barely noticed by those who live with it on a daily basis. Ambiguous in its existence, The Wall resists debates between those who defend it as necessary and others who consider it an eyesore and call for its demolition. In order to understand and reevaluate the structure, since 2015 a group of artist-researchers has been establishing different poetic strategies to share and approximate The Wall with its surroundings, generating new interrelationships between this protagonist and the city. A series of collective walks led by artists were carried out, including Visita Imprecisa (Imprecise Visit) (2015), Turista Puede (Tourists Can) (2015) and Espiada (Peeking) (2016).
Downloads
References
AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 2005 ISBN: 8530802918
BARACHINI. T. Em cima do muro: experiências da borda. In Cirillo, José, Org.; Grando, Ângela, Org.; Belo, Marcela, Org. Poéticas da Criação, E.S. 2016. Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes. Vitória, ES: PROEX/UFES, 2016 ISBN 9788565276306
CALDEIRA, Teresa. Muros novas tecnologias do público. IN Muntadas: informações, espaço, controle. [catálogo]. São Paulo:Pinacoteca do Estado, 2011, p.217-233 ISBN: 9788599117613
CANTON, Katia. Espaço e lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. ISBN: 9788578272272
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser Crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009 ISBN: 8576540894
FOUCAULT, Michel. Estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro, Forense Universitaria, 2009. ISBN:9788521803904
HARDT, Carlos apud Carriel, Paola. Muro na favela. Proteção ou segregação social? Jornal Gazeta do Povo. Rio de Janeiro: 04/04/2009. Acesso em: 10/03/2017. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/muro-na-favela-protecao-ou-segregacao-social-bih9sn9xh9q1jqwmjuxt14gum >
JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. ISBN: 9788523208707
XAVIER, Ágata. Siza Vieira: "Os muros [que se querem erguer] não são arquitectura, são agressão e isolamento" [Entrevista]. Jornal GPS. Lisboa, 06/03/2017. Acesso em: 10/03/2017 Disponível em: <http://www.sabado.pt/gps/detalhe/as-varias-visoes-de-alvaro-siza-vieira>
ZARANKIN, André. Corpos congelados: uma leitura metafórica de paredes e muros em Belo Horizonte, MG. In. Arqueologia na paisagem: novos valores, dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. ISBN: 97885615562345
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2021 Teresinha Barachini

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.