Um objeto entre a exclusão e a proteção

Authors

  • Teresinha Barachini Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.136175

Keywords:

Muro da Mauá, Objeto Muro, Rio Guaíba, Urbano

Abstract

Os muros são objetos fronteiriços construídos para proteger territórios e praticar exclussões e separações. Para este texto trago os muros urbanos do Brasil e, mais específicamente o Muro da Av. Mauá, localizado na borda da área portuaria da cidade de Porto Alegre-Brasil. Sua interferência na paisagem é absolutamente contundente, embora muitas vezes, ele sequer é percebido, por aqueles que convivem com ele diariamente. Ambíguo em sua existência, o Muro resiste aos debates entre aqueles que o defendem como necessário e os que o consideram um estorvo reclamando a sua queda.  A fim de entende-lo e re-significá-lo, desde 2015, um coletivo de artistas-pesquisadores vem estabelecendo diferentes estratégias poéticas de aproximação e compartilhamento com o Muro e seu entorno, gerando novas inter-relações entre  este protagonista  e a cidade. Foram realizadas uma série de deambulações propositivas e coletivas, tais como: Visita Imprecisa (2015), Turista Pode (2015) e Espiação (2016).

Resumen

Los muros son objetos fronterizos construidos para proteger territorios y practicar exclusiones y separaciones. Para este texto traigo los muros urbanos de Brasil y más específicamente, el Muro de la Av. Mauá, localizado a la orilla del área portuaria de la ciudad de Porto Alegre/Brasil. Su interferencia en el paisaje es absolutamente contundente, aunque muchas veces, el mismo no sea ni siquiera notado, por aquellos que conviven diariamente con él. Ambiguo en su existencia, el Muro resiste a los debates entre aquellos que lo defienden como necesario y los que lo consideran un estorbo reclamando su retirada.  A fin de entenderlo y resignificarlo, desde 2015, un colectivo de artistas investigadores viene estableciendo diferentes estrategias poéticas de aproximación y coparticipación con el Muro y su entorno, generando nuevas interrelaciones entre  este protagonista y la ciudad.Se realizaron una serie de deambulaciones propositivas y colectivas, tales como: Visita Imprecisa (2015), Turista Puede (2015) y Espiada (2016).

 

Abstract

Walls are boundary objects built to protect land, as well as exclude and separate. This article discusses Brazil’s urban walls, specifically the wall along Avenue Mauá, which borders the port of the city of Porto Alegre, Brazil. Despite its blatant interference with the landscape, it is often barely noticed by those who live with it on a daily basis. Ambiguous in its existence, The Wall resists debates between those who defend it as necessary and others who consider it an eyesore and call for its demolition.  In order to understand and reevaluate the structure, since 2015 a group of artist-researchers has been establishing different poetic strategies to share and approximate The Wall with its surroundings, generating new interrelationships between this protagonist and the city. A series of collective walks led by artists were carried out, including Visita Imprecisa (Imprecise Visit) (2015), Turista Puede (Tourists Can) (2015) and Espiada (Peeking) (2016).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Teresinha Barachini, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS

Artista, pesquisadora e professora do Instituto de Artes da UFRGS. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS), na linha de pesquisa Poéticas de Processos Híbridos (2020). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Doutora em Poéticas Visuais do PPGAV-UFRGS e Mestre em Artes com ênfase em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Realiza exposições individuais e participa de exposições coletivas no Brasil e no Exterior desde 1998. Como líder do Grupo de Pesquisa Objeto e Multimídia-CNPq, tem organizado uma série de eventos culturais na área de Artes Visuais e publicações. Como artista e pesquisadora desenvolve atualmente projeto de pesquisa envolvendo aproximações poéticas e esculturas/objetos tridimensionais sensíveis, considerando suas apresentações materiais e virtuais e as possíveis interações com o outro (sujeito) e com o espaço urbano. Utiliza como um dos seus recursos poéticos as mídias locativas para exploração dos espaços urbanos a fim de ressignificar mapas (geolocalização) em ambientes virtuais via GPS. Parte se sua produção artística pode ser acessada no site: https://www.tb.art.br/

References

AUGÉ, Marc. Não-Lugares: Introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 2005 ISBN: 8530802918

BARACHINI. T. Em cima do muro: experiências da borda. In Cirillo, José, Org.; Grando, Ângela, Org.; Belo, Marcela, Org. Poéticas da Criação, E.S. 2016. Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes. Vitória, ES: PROEX/UFES, 2016 ISBN 9788565276306

CALDEIRA, Teresa. Muros novas tecnologias do público. IN Muntadas: informações, espaço, controle. [catálogo]. São Paulo:Pinacoteca do Estado, 2011, p.217-233 ISBN: 9788599117613

CANTON, Katia. Espaço e lugar. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. ISBN: 9788578272272

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser Crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C/Arte, 2009 ISBN: 8576540894

FOUCAULT, Michel. Estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro, Forense Universitaria, 2009. ISBN:9788521803904

HARDT, Carlos apud Carriel, Paola. Muro na favela. Proteção ou segregação social? Jornal Gazeta do Povo. Rio de Janeiro: 04/04/2009. Acesso em: 10/03/2017. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/muro-na-favela-protecao-ou-segregacao-social-bih9sn9xh9q1jqwmjuxt14gum >

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. ISBN: 9788523208707

XAVIER, Ágata. Siza Vieira: "Os muros [que se querem erguer] não são arquitectura, são agressão e isolamento" [Entrevista]. Jornal GPS. Lisboa, 06/03/2017. Acesso em: 10/03/2017 Disponível em: <http://www.sabado.pt/gps/detalhe/as-varias-visoes-de-alvaro-siza-vieira>

ZARANKIN, André. Corpos congelados: uma leitura metafórica de paredes e muros em Belo Horizonte, MG. In. Arqueologia na paisagem: novos valores, dilemas e instrumentais. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2012. ISBN: 97885615562345

Published

2021-12-13

How to Cite

Barachini, T. (2021). Um objeto entre a exclusão e a proteção. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 26(46), 9. https://doi.org/10.22456/2179-8001.136175

Issue

Section

DOSSIÊ: Espaços Contemporâneos

Categories

Most read articles by the same author(s)