Fragmentos de acções pedagógicas: arte, educação e curadoria
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.108107Palabras clave:
Arte. Educação. Práticas pedagógicas. Curadoria. Documentação.Resumen
Partindo do projecto de investigação “Artistas e Educação Radical na América Latina, Anos 1960 e 1970” — que visa explorar as relações entre arte e pedagogia desenvolvidas por mulheres artistas, e que está em curso desde 2018, tendo como instituição de acolhimento o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa —, este artigo procura problematizar e abrir um espaço de reflexão sobre os modos de representação, em contexto expositivo, de experiências pedagógicas determinadas por uma dimensão colaborativa e relacional, e das quais restam essencialmente memórias e alguma documentação.
Abstract
Drawing from the research project “Artists and Radical Education in Latin America, 1960s and 1970s” – which aims to explore the relations between art and pedagogy developed by women artists and that started in 2018, being hosted by the Instituto de História da Arte of the Faculty of Social and Human Sciences of the Universidade Nova de Lisboa –, this paper seeks to discuss and open a space for debate on the formats of representation, in an expository context, of pedagogical experiences determined by a collaborative and relational dimension, and of which essentially remain memories and some documentation.
Descargas
Citas
BISHOP, Claire. Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship. London, New York: Verso, 2012.
BRYAN-WILSON, Julia. “The Living Room”. In: Cecilia Vicuña: Seehearing the Enlightened Failure. Editado por Miguel A. López. Rotterdam: Witte de With Center for Contemporary Art, 2019, pp. 45-68.
CAMNITZER, Luis. Conceptualism in Latin American Art: Dialectics of Liberation. Austin: Texas University Press, 2007.
CAÑADA, Lucia. “Las Jornadas del Color y de la Forma” (1975-1981). El arte como praxis vital. In: Mirtha Dermisache Porque !Yo escribo! Editado por Agustín Pérez Rubio. Buenos Aires: Fundación Espigas - MALBA, 2017, pp. 49-63.
CAÑADA, Lucia. “Apuntes sobre Arte y Educación. Uma mirada sobre las experiências pedagógicas impulsadas por Mirtha Dermisache: el taller de Acciones Creativas y las Jornadas del Color y de la Forma”. Educación, Lenguaje y Sociedad, Santa Rosa, v. XVII, n.17, pp. 1-32, dez. 2019.
HOOKS, bell. Teaching to Transgress. Education as a Practice of Freedom. New York: Routledge, 1994.
JONES, Amelia. “Temporal anxiety/‘Presence’ in Absentia: experiencing performance as documentation”. In: Archaeologies of Presence: Art, Performance and the Persistence of Being. Editado por Gabriella Giannachi, Nick Kaye e Michael Shanks. London: Routledge, 2012, pp. 197-221.
LAURENSON, Pip; VAN SAAZE, Vivian. “Collecting Performance-Based Art: New Challenges and Shifting Perspectives”. In: Performativity in the Gallery: Staging Interactive Encounters. Editado por Outi Remes, Laura MacCulloch e Marika Leino. Bern: Peter Lang, pp. 27-41.
MACCHIAVELLO, Carla. “Resistir/existir: el ensamblaje como estrategia de resistencia en las palabrarmas de Cecilia Vicuna”. Meridional. Revista Chilena de Estudios Latinoamericanos, (9), 2017, pp. 55-89.
O’NEILL, Paul; WILSON, Mick (eds). Curating and the Educational Turn. London: Open Editions / Amsterdam: De Appel, 2010.
PHELAN, Peggy. Unmarked: The Politics of Performance. London: Routledge, 1996.
RICHARD, Nelly. “La puesta en escena internacional del arte latinoamericano: Montaje, representación”. In: Visiones comparativas: XVII Coloquio Internacional de Historia del Arte. Mexico City: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Estéticas, 1994, pp. 1011-1016 ICAA-MFAH
ROGOFF, Irit. “Turning”. e-flux journal, n. 00, nov. 2008.
STERNFELD, Nora. “Unglamorous Tasks: What can Education Learn from its Political Traditions?”. e-flux journal, n. 14, mar. 2010
THORNE, Sam. 2017. School: A Recent History of Independent Art Schools. Berlin: Stenberg Press, 2017.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.