Estratégias abdutivas no processo de criação artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2179-8001.94826

Palavras-chave:

processo de criação. abdução. semiótica. raciocínio visual. processos cognitivos.

Resumo

O texto é um processo reflexivo sobre meu fazer artístico, das formas de operar as trajetórias e percursos no andamento da produção artística e das caraterísticas que considero relevantes para a atual produção. O texto aborda também a ação na matéria, o fazer, buscando estratégias abdutivas na construção de sentido e, a partir daí, as diferentes possibilidades geradas pelos cruzamentos e convergências constituídos na operação com a matéria, enfocando a maneira de buscar internamente uma condição reflexiva e analítica dos fluxos mentais, estabelecendo a hegemonia do raciocínio visual para o processo decisório na construção do trabalho

 

Abstract

The text is a reflective process about my artistic making, the ways of operating the trajectories and paths in the course of the artistic production and the characteristics I consider relevant to my current production. The text also addresses the action in matter, the doing, searching abductive strategies in the construction of meaning and, from this, the different possibilities generated by the intersections and convergences constituted in the operation on the matter, mainly searching internally a reflective and analytical condition of mental flows, establishing the hegemony of visual reasoning for the decision-making process in the construction of my work.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Carvalho da Rocha, UFRGS (Aposentado)

Artista, arquiiteto, mestre em comunicação PPG-COM UFRGS, doutor em poéticas pelo PPG-AV UFRGS.

Professor associado aposentado do Departamento de Artes Visuais da UFRGS. 

Referências

CHKLOVSKI, Viktor. A Arte como Procedimento. In TOLEDO, Dionísio de O., Teoria da Literatura – Formalistas Russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.

DOOLEY, K. (1996), "A Nominal Definition of Complex Adaptive Systems," The Chaos Network, 8(1): 2-3.

EMMOTT, C., and ALEXANDER, M. (2014) Schemata. In: Hühn, P., Meister, J.C., Pier, J. and Schmid, W. (eds.) Handbook of Narratology, 2nd ed. Series: De Gruyter handbook, 1. de Gruyter, Berlin, pp. 756-764.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. [tradução Márcio Suzuki]. (Coleção Subjetividade Contemporânea) -- Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.

KUDIELKA, Robert ed. The Eye’s Mind: Bridget Riley, Collected Writings 1965-1999. London: Thames & Hudson, 1999.

LAKOFF, George & JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LARKIN, Jill H., SIMON, Herbert A. Why a diagram is (sometimes) worth ten thousand words, in Cognitive sciences, nº11, 65-99, acessado em 05/2019.

MARSHALL, Julia. Image as Insight: visual images in practice-based research. Studies in Art Education, 2007, 49(1):23-41. Acessado em https://www.researchgate.net/publication/234665454_Image_as_Insight_Visual_Images_in_Practice-Based_Research

MARSHALL, Julia. Visible thinking: using contemporary art to teach conceptual skills (pp. 38-45) in Art Education, Vol. 61, No. 2, March 2008, acessado em https://www.jstor.org/stable/27696275

PAREYSON, Luigi. Estética, Teoria da Formatividade. Petrópolis, Ed. Vozes, 1993.

REICHERTZ, Jo (2009). Abduction: The Logic of Discovery of Grounded Theory. Forum: Qualitative Social Research, 11(1), Art. 13, http://nbn-resolving.de/urn:nbn:de:0114-fqs1001135.

ROCHA, Luiz A. C. da. O processo de descoberta na escultura: a desafeição, fluxos, fabulações e deriva, in https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17773#

SKARDA, C. A. & FREEMAN, W. J. (1987). How brains make chaos in order to make sense of the world. Behavioral and Brain Sciences 10, pp. 161-195.

STRAUSS, Anselm L. & CORBIN, Juliet M. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. London: Sage. 1990.

TORSTENSSON, Joel. In: https://medium.com/@oed/an-intro-to-complex-adaptive-systems-part-1-87b12c9f82e1

WALDROP, M. Mitchell. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos. New York, Touchstone, 1993.

WOLLHEIM, Richard. A Pintura como Arte. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2019-10-27

Como Citar

Rocha, L. A. C. da. (2019). Estratégias abdutivas no processo de criação artística. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais (Qualis A2), 24(41). https://doi.org/10.22456/2179-8001.94826

Edição

Seção

DOSSIÊ: Arte e Semiótica