Distensões: margens entre a pintura e fotografia

Auteurs

  • Clóvis Martins Costa UFPEL

DOI :

https://doi.org/10.22456/2179-8001.82026

Mots-clés :

Distensão. Fotografia. Margem. Pintura.

Résumé

O presente artigo trata do cruzamento de procedimentos na construção do campo pictórico, através de processos que envolvem a experiência em um território específico e sua distensão através da fotografia e do contato entre superfícies. Propõe reflexões sobre a natureza da pintura e da fotografia ao apresentar uma série de trabalhos nos quais a indeterminação de suas fronteiras é potencializada através do contato direto com as margens em paisagens costeiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Clóvis Martins Costa, UFPEL

Artista plástico, Doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Em 2015 realizou o Programa de Doutorado-Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal. Desenvolve pesquisa ligada à pintura e suas distensões por meio da experiência direta na paisagem. Participa regularmente de exposições no Brasil e no exterior.

Références

CARTAXO, Zalinda. Pintura em distensão. Rio de Janeiro. Z. Cartaxo, 2006.

CATTANI, Icleia Borsa. Mestiçagens na arte contemporânea. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, 2007.

FLORES, Laura González. Fotografia e Pintura: dois meios diferentes? São Paulo: Martins Fontes, 2011.

HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: SENAC, 2009.

SANTO AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 2004.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2018-08-04

Comment citer

Martins Costa, C. (2018). Distensões: margens entre a pintura e fotografia. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 23(39). https://doi.org/10.22456/2179-8001.82026

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.