Ashes, de Steve McQueen
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.75863Palavras-chave:
Steve McQueen. Vídeo-instalação. ICA/Boston. Experiência. Memória.Resumo
A resenha trata da experiência de visitação de Ashes, instalação em vídeo de Steve McQueen, apresentada no Institute of Contemporary Art, de Boston. Exploram-se as expectativas, surpresas e reflexões suscitadas pelo trabalho e discute-se a maneira como McQueen traz à cena, por meio da imagem, a questão da memória.Downloads
Referências
BYERS, Dan. Steve McQueen: Ashes. Institute of Contemporary Art: Boston, 2017.
COLBY, Celina. Steve McQueen’s ‘Ashes’ haunts Institute of Contemporary Art. Disponível em: <http://baystatebanner.com/news/2017/feb/24/steve-mcqueens-ashes-haunts-institute-contemporary/> Acessado em 24 jun. 2017.
FARIAS, Agnaldo; ANJOS, Moacir (orgs.) Catálogo da 29ª Bienal de São Paulo: Há sempre um copo de mar para um homem navegar. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, 2010.
SUTNIK, Maia-Mari (org). Memory Unearthed – The Lodz Ghetto Photographs of Henryk Ross. Ontario: Yale University Press, 2007.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador Emancipado. Trad. José M. Justo. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
_________________________
Dados da exposição:
Título: Ashes
Artista: Steve McQueen.
Técnica: Vídeo-instalação.
Exibição resenhada: 15 de fevereiro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018. Exposição organizada por Dan Byers, curadoria de Mannion Family Senior, com o assistente curatorial Jeffrey De Blois.
Local: The Institute of Contemporary Art/Boston, in Kim and Jim Pallotta Gallery.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.