Receptáculos da fé: gêneses, tipologia, usos e estística dos oratórios baianos.
DOI:
https://doi.org/10.22456/2179-8001.114247Keywords:
Oratório, Forma, Origens, Tipologia, Estilos ArtísticosAbstract
O presente estudo partiu do interesse de estudar as origens, tipologia, usos e estilística dos oratórios brasileiros que remontam dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, encontrados em residências, capelas, abrigos, museus e antiquários, principalmente dos museus baianos de Salvador e do Museu do Oratório – Ouro Preto/Minas Gerais. Considerando o objeto em estudo enquanto objeto devocional e obra de arte, a partir da análise de dados em livros, catálogos, sítios de internet tal como entrevistas, observação in lócus e análise de registro fotográfico dos artefatos, foi promovido um estudo da utilização, da composição plástica, das origens e influência estilística através dos ornatos da ornamentação dos mesmos. Desse modo, preocupou-se aqui também correlacionar sua estima enquanto cultura material e de memória visual que emerge dos lugares onde se localizam. O resultado permite ter conhecimento e explicitação da associação entre o formato, a composição plástica e tendências estilísticas dos objetos em questão. Estabelecendo assim, um processo de construção do conhecimento e consequentemente ampliando a informação sobre os exemplares brasileiros subsistentes.
Abstract
This study came from the interest of studying the origins, typology, uses and stylistics of Brazilian oratories dating back to the seventeenth, eighteenth, nineteenth and twentieth centuries, found in residences, chapels, shelters, museums and antique shops, especially the Oratory Museum - Ouro Preto/Minas Gerais. Considering the object under study as a devotional object and work of art, based on data analysis in books, catalogs, websites such as interviews, in locus observation and photographic record analysis of the artifacts, a study on the use, plastic composition, origins and stylistic influence through their ornamentation ornaments. Thus, it was also concerned here to correlate their esteem as material culture and visual memory that emerges from the places where they are located. The result allows to have knowledge and explanation of the association between the format, the plastic composition and stylistic trends of the objects in question. Establishing a process of knowledge construction and consequently expanding the information on Brazilian specimens.
Downloads
References
BLUTEAU, Pe. Raphael. Vocabulário Portuguez e Latino. Volume 06: Letras O-P. No collegio das artes da companhia de JESU Lisboa: Officina de Pascoal da Sylva, Impressor de Sua Magestade Anno de 1712. 1720 Pág. 99 ORA
BUENO, Francisco da Silveira. Grande Dicionário etimológico prosódico da língua portuguesa: vocábulos, expressões da língua geral e científica. Contribuições do tupi-guarani. São Paulo: Lisa, 1988. v. 6
CANTI, Tilde. O móvel no Brasil; origens, evolução e características. Rio de Janeiro: Editora Lisboa.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2° Edição. Revista e Aumentada. 41° Impressão. 1986.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Mobiliário Baiano. Brasília: IPHAN / Monumenta. 2009.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Igrejas e conventos da Bahia. Brasília: IPHAN / Monumenta, 2010.
FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro. Versal. 2006.
GUTIERREZ, Angela. Museu do Oratório. 3. Ed. Belo Horizonte: Conceito, 2013. (Coleção Angela Gutierrez)
JONES, Owen. A Gramática do Ornamento. 1° ed. Editora:Senac:São Paulo, 2010.
LUCCOCK, John. Notas Sobre o Rio de Janeiro e Partes Meridionais do Brasil (1808-1818). São Paulo, Belo Horizonte, EDUSP/ Itatiaia Editora, 1975. p. 295
MOUTINHO, Stella; PRADO, Rubia Bueno; LONDRES, Ruth. Dicionário de artes decorativas e decoração de interiores. 9. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
RUSSO, Silveli Maria de Toledo. Espaço doméstico, devoção e arte: a construção histórica do acervo de oratórios brasileiro, séculos XVIII e XIX. 2010. 528f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo: 2010a. 2v
SÁ, Marcos Moraes. Ornamento e Modernismo. Editora: Rocco, 2005.
SANTOS, V. da S. Santo de Casa Faz Milagre: Desenho e Representação Dos Oratórios Populares Domésticos em Feira De Santana. Dissertação (Mestrado em Desenho, Cultura e Interatividade). – Setor de Artes, Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2014.
SPELTZ, Alexandre. Estilos de Ornamentos. Tradução: Ruth Judice. Editora: Ediouro. 1994.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Claudio Rafael Almeida de Souza

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, como publicar em repositório institucional, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista, quando for o caso.
Os artigos são de acesso aberto e uso gratuito, com atribuições próprias em atividades educacionais, de pesquisa e não comerciais.